O QUE NINGUÉM DIZ SOBRE LAUDO DE INSPEÇÃO NR13

LAUDO DE INSPEÇÃO NR13

O Laudo de Inspeção NR13 estabelece os requisitos mínimos para gerenciamento da integridade estrutural de Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.

Essa gestão da integridade estrutural de vasos de pressão é tratada nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

INSPEÇÃO

laudo de inspeção nr 13
Laudo de Inspeção NR13
(Clique para ampliar a imagem)

O laudo de Inspeção NR13 é a verificação e a aplicação de testes para adequar, documentar e viabilizar a utilização segura de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações. O objetivo é avaliar e manter os equipamentos de operação em condições seguras, sendo uma exigência do Ministério do Trabalho — por envolver a segurança dos trabalhadores. A inspeção sempre deve ser realizada por uma equipe de profissionais com conhecimento de normas e processos, habilitada a realizar testes para adequação, documentação e viabilização do uso seguro dos vasos de pressão, tubulações, caldeiras e tanques.

COMO FUNCIONA A INSPEÇÃO NR 13 DE CADA EQUIPAMENTO?

laudo de inspeção nr 13
Laudo de Inspeção NR13
(Clique para ampliar a imagem)

FAQ SOBRE LAUDO DE INSPEÇÃO NR13

INSPEÇÃO NR13 EM VASOS DE PRESSÃO

Os vasos de pressão são equipamentos de alta periculosidade, projetados para resistir à pressão externa e interna diferentes da pressão atmosférica. Para essa inspeção é realizado testes hidrostáticos e de ultrassom — técnicas não destrutivas — e inspeções visuais e de dispositivos de segurança, para vasos de pressão vertical e horizontal.

LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM CALDEIRAS

Seguindo as normas de segurança do trabalho e saúde, é feita a avaliação da integridade e do ambiente de instalação do equipamento na parte externa. A inspeção utiliza teste hidrostático, ultrassom e líquido penetrante para verificar se há rupturas, rachaduras e trincas, assim como qualquer outro sinal que represente riscos. No processo, são inspecionados a caldeira, autoclave e panela de cocção.

LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM TUBULAÇÕES

A inspeção que envolve tubulações, que é o conjunto de tubos e acessórios de transporte de fluidos para processos industriais e armazenamento, é feita a medição por ultrassom e, também, o teste de estanqueidade. A inspeção pode envolver a tubulação de sprinklers, a tubulação de gás natural e de GLP.

LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM TANQUES

Para o laudo de inspeção NR 13 em tanques, será feita análises internas e externas por ensaios com líquido penetrante e medições por ultrassom. Com a inspeção e a calibração dos tanques, é possível prevenir e eliminar riscos de segurança para os colaboradores, evitar danos ao meio ambiente e prejuízos financeiros.

EMPRESA DE LAUDO DE INSPEÇÃO NR13

Quando o assunto for laudo de inspeção NR 13, é fundamental destacar a importância de contar com empresas que sigam à risca todas as recomendações descritas pelo órgão. Assim, será possível comprovar a qualidade dos equipamentos e, consequentemente, a eficiência da instalação.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

laudo de inspeção nr 13
Laudo de Inspeção NR13
(Clique para ampliar a imagem)

O profissional legalmente habilitado para fins de elaboração do laudo de NR13 é o Engenheiro Mecânico.

O Engenheiro mecânico, ocasionalmente poderá ser auxiliado por um técnico em segurança do trabalho ou um técnico em eletrotécnica com conhecimentos na NR13.

Dentre o desenvolvimento do laudo destacamos:

  • Anotação no livro de Registro de Segurança;
  • Vasos sob Pressão;
  • Inspeção dos vasos e acessórios (Manômetros, Válvulas de Segurança, entre outros);
  • Abertura e atualização do Livro de Registro de Segurança;
  • Calculo da PMTA;
  • Medição de espessura da chaparia (Tampos e Costado), por Ultrassom.

Por se tratar de uma norma regulamentadora da SIT — Secretaria de Inspeção do Trabalho; torna-se obrigatório a todas as empresas que possuem vasos sob pressão, caldeiras, bem como de compressores a elaboração deste laudo.

Estar em dia com as normas de segurança é algo que pode trazer vantagens enormes; tendo em vista que a segurança do trabalho é algo essencial para o funcionamento de uma empresa saudável e que queira consolidar o seu nome no mercado.

Cada dia mais os trabalhadores estão mais conscientizados nessa questão; ou seja, estão mais exigentes na hora de escolher o ambiente de trabalho em que irão se submeter a trabalhar.

Além disso, reduz o risco de receber uma fiscalização dos órgãos competentes que podem gerar multas caso não estejam com os documentos em dia.

Por fim, preocupar-se com a segurança de seus trabalhadores pode ser muito vantajoso e trazer mais produtividade para o seu negócio.

Procedimentos realizados para um laudo de inspeção NR13 em vasos de pressão:

1 — RECONSTITUIÇÃO DE PRONTUÁRIO PARA LAUDO DE INSPEçÃO NR13

(Cálculos baseados na forma construtiva do vaso, tipos de soldas, tipo de tampo entre outros aspectos)

  • Análise dimensional;
  • Cálculo da PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível), nas condições atuais, os cálculos são executados de acordo com a análise dimensional e utilizando as fórmulas presentes na norma americana ASME VIII, referencia mundial em se tratando de vasos de pressão;
  • Cálculo de espessura mínima requerida para operar na pressão de trabalho atual, também de acordo com a análise dimensional do vaso de pressão e segundo ASME VIII;

2 — INSPEÇÃO NR13

  • Verificação do prontuário conforme Norma NR13 Busca-se documento do fabricante, relacionando os materiais empregados, formas construtivas, Pressão máxima de trabalho admitida, espessura nominal e mínima entre outras informações que norteiam o inspetor NR13 em sua inspeção.
  • Busca ao histórico do equipamento, relendo todos os relatórios de inspeção de laudo de NR13 anteriores;
  • Análise do Livro Registro de Segurança em busca de mais detalhes da operação do equipamento durante os anos de campanha;
  • Verificação do projeto de instalação; (não mais obrigatório na revisão da NR13 em Setembro de 2017)
  • Inspeção externa, que depende do tipo de vaso e suas características;
  • Inspeção interna, que também depende do tipo de vaso e suas características e pode ser substituída, segundo a NR13, por análises detalhadas utilizando-se tecnologias mais avançadas;
  • Medição de espessura por ultra-som, afim de determinar se existe um processo corrosivo no corpo do vaso de pressão, ou em caso de reconstituição de prontuário N13 determinar a espessura “nominal”;
  • Teste hidrostático, se não comprovado sua execução pelo fabricante;
  • Análise de solda com END, se necessário.

3- LAUDO DE INSPEÇÃO NR13

  • Emissão do Relatório de Inspeção, onde fica claro quais as normas empregadas para a inspeção NR13, além dos dados dimensionais, cálculos para determinar a nova P.M.T.A. do equipamento, recomendações e outros dados;
  • Capacidade atual de suportar determinada pressão (PMTA) baseado na análise da espessura atual e os respectivos cálculos;
  • Relatório fotográfico, semelhante a ilustrar melhor as recomendações assim como documentarem a inspeção NR13;
  • Recomendações necessárias e Plano de Ação, contendo as instruções para atendimento das exigências legais, normativas e técnicas, relatando como deve ser providenciadas;
  • Identificação das Válvulas de segurança assim como a determinação da pressão de abertura;
  • Abertura de “LIVRO DE REGISTRO DE SEGURANÇA”, se necessário;
  • Confecção de placa de identificação do vaso de pressão, onde consta diversos dados como a pressão máxima de trabalho, pressões de teste hidrostático e a data do próximo laudo de inspeção NR13.

4- RESULTADOS

Quando o trabalho de laudo de inspeção NR13 e concluído, o cliente obtém os seguintes resultados:

  • Atendimento integral a norma regulamentadora NR13 do ministério  do trabalho, evitando multas e paralisação de processos na empresa;
  • Garantia ou aumento da confiabilidade operacional do vaso de pressão;
  • Maior segurança para os colaboradores envolvidos na operação da planta;
  • Documentação do histórico do equipamento.

VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE SUPORTE PARA LAUDO DE INSPEÇÃO NR13?

Portanto, se você tem interesse em Laudo de Inspeção NR13, ou precisa apenas de um orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Quem pode emitir um LAUDO DE INSPEÇÃO NR13?

laudo de inspeção nr 13

A inspeção de caldeiras, compressores, vasos de pressão, autoclaves, caldeiras e tubulações e a emissão de laudos NR13 só podem ser realizados por profissionais legalmente habilitados, ou seja, engenheiros mecânicos.

O que é um LAUDO DE INSPEÇÃO NR13?

laudo de inspeção nr 13

NR13 O relatório de inspeção é um documento técnico legal e obrigatório que deve ser executado por profissional legalmente habilitado (engenheiro mecânico) e contém: Registros de inspeção. Exame óptico. Medição de equipamentos.

Como fazer um LAUDO NR13?

laudo de inspeção nr 13

O laudo deve ser assinado por Profissional Habilitado (PH) que tenha capacidade legal para exercer a profissão de engenheiro nas atividades relacionadas ao projeto, operação e manutenção predial, fiscalização e inspeção de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos.

O que é um relatório de inspeção de equipamentos?

laudo de inspeção nr 13

O laudo de inspeção conforme a NR13 é um documento legal e obrigatório de acordo com a norma regulamentadora NR13 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), é um documento técnico executado por profissional legalmente habilitado (engenheiro mecânico) e contém registros de inspeção, inspeções visuais, medições , etc.

Quem pode FAZER A EMISSÃO DE UM LAUDO?

laudo de inspeção nr 13

A pessoa que emite o laudo técnico de inspeção de obra é um profissional habilitado, ou seja, engenheiro, arquiteto ou empresa especializada neste tipo de serviço.

Cansado de ler? Então escute nosso Podcast sobre Laudo de Inspeção NR13
laudo de inspeção nr13
Clique e confira nosso vídeo sobre Laudo de Inspeção NR13

ENTRE EM CONTATO!

Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.

Escolha o meio de contato que for melhor para você!

QUER CONTINUAR INFORMADO?

Gostaria de ficar por dentro de todas as novidades que pulicamos em nosso site?

Faça sua inscrição e receba nossos e-mails com conteúdos de qualidade sobre inspeção, qualificação, consultoria, engenharia e treinamento de soldagem.

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

REGIÕES DE ATENDIMENTO INSPESOLDA

A Inspesolda atende em todo o território nacional. Entretanto, com sede em Osasco, a Inspesolda tem o foco de atuação no estado de São Paulo.

REGIÕES DE SÃO PAULO ONDE A INSPESOLDA ATENDE:

Grande São Paulo

  • ABC
  • ABCD
  • Alphaville
  • Arujá
  • Barueri
  • Caierias
  • Cajamar
  • Cotia
  • Diadema
  • Embu
  • Embu das Artes
  • Embu Guaçú
  • Franco da Rocha
  • Guarulhos
  • Itapecerica da Serra
  • Itapevi
  • Jandira
  • Mairiporã
  • Mauá
  • Osasco
  • Ribeirão Pires
  • Santana de Parnaíba
  • Santo André
  • São Bernardo do Campo
  • São Caetano do sul
  • Suzano
  • Taboão da Serra

Litoral de São Paulo

  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Iguape
  • Ilha Comprida
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Peruíbe
  • Praia Grande
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Sebastião
  • São Vicente
  • Ubatuba

Região Central

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque

Zona Leste

  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente

Zona Norte

  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane
  • Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • TucuruviVila
  • Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros

Zona Oeste

  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia

Zona Sul

  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M’Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana

ENCONTRE ARTIGOS

CATEGORIAS DE ARTIGOS

TOP 5 ARTIGOS

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

  • Análise De Trinca Na Solda

    COMO REALIZAR UMA ANÁLISE DE TRINCA NA SOLDA E GARANTIR A INTEGRIDADE DAS ESTRUTURAS Na

  • O Que Significa Mig

    DESCOBRINDO O QUE SIGNIFICA MIG: TUDO SOBRE A SOLDAGEM MIG Mergulhar no mundo da soldagem

  • Radiografia Industrial

    RADIOGRAFIA INDUSTRIAL: O GUIA DEFINITIVO PARA INICIANTES A radiografia industrial emerge como uma ferramenta inestimável

  • Laudo de Ultrassom

    A IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE ULTRASSOM EM INSPEÇÕES NÃO DESTRUTIVAS LAUDO DE ULTRASSOM Você já

  • Junta Sobreposta

    A IMPORTÂNCIA DA JUNTA SOBREPOSTA EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS JUNTA SOBREPOSTA Você já parou para pensar

Compartilhe!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em sua rede social preferida.

Os arquivos nesta página são protegidos por direitos autorais. Sem a autorização do autor, é proibido copiar todo ou parte de seu conteúdo, ou mesmo citar nossos links. Artigo 184 da Lei Penal, Declaração de 98-Art 9.610 como violação dos direitos de propriedade intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

All in one
Fale conosco
Rolar para cima