Pular para o conteúdo
Rua Prof. Luís Eulálio de Bueno Vidigal, 441 · Condomínio Industrial InspeSolda · Centro, Osasco/SP · CEP 06093-085Osasco/SP, como chegar

Lista de Juntas a serem Soldadas (LJS) (List of Joints to be Welded)

Nota sobre o termo: Documento interno Petrobras/InspeSolda sem verbete correspondente na AWS A3.0; o termo_en é tradução InspeSolda. A sigla em inglês "(LJW)" que constava antes não tinha fonte e foi removida.

Documento elaborado pelo executante dos serviços, relacionando as juntas a serem soldadas de acordo com os desenhos de fabricação e/ou construção e montagem, devendo atender todos os requisitos especificados na PETROBRAS N-2301.

Fonte: N-1438 item 3.70 (ver também N-2301 Anexo A, que detalha o conteúdo mínimo da LJS)

InspeSoldinha explica

A LJS é como uma "lista de compras" das soldas que precisam ser feitas em um projeto. Esse documento é feito pela empresa que vai executar o serviço de soldagem, e ele mostra todas as juntas que precisam ser soldadas, com base nos desenhos técnicos de como a estrutura deve ser fabricada e montada. Essa lista é superimportante para o inspetor, porque ajuda a planejar o trabalho de inspeção, sabendo exatamente onde as soldas serão feitas. O que a LJS deve ser: Rastreável: Cada junta listada precisa ter uma ligação clara com o desenho técnico do projeto, permitindo saber exatamente onde ela está localizada. Eficiente: Se um desenho tiver várias juntas com as mesmas características (tipo de junta, material etc.), elas podem ser agrupadas em uma única linha para evitar repetições. Como a LJS deve ser: Para cada junta a ser soldada, a lista deve conter, no mínimo, as seguintes informações: Identificação do desenho de referência: Qual o número do desenho que detalha essa junta. Número sequencial da junta: Uma numeração única para cada junta no equipamento ou estrutura. Especificação do metal de base: Qual o tipo de material das peças a serem soldadas. Diâmetro (se aplicável) e espessura: As dimensões das peças. Tipo da junta: (Topo, ângulo, sobreposta etc.). Tipo de chanfro: Como a borda da peça foi preparada para a solda. Posição de soldagem: (Plana, horizontal, vertical, sobrecabeça). Processo de soldagem: (Eletrodo Revestido, MIG/MAG, TIG etc.). Possibilidade de acesso à raiz: Se o soldador consegue soldar pela parte de trás da junta. Identificação da IEIS aplicável: Qual a instrução específica de como essa junta deve ser soldada e inspecionada. Seguindo essa “receita”, a LJS se torna uma ferramenta poderosa para o inspetor, permitindo que ele saiba exatamente o que inspecionar, onde inspecionar e quais os critérios de aceitação aplicar, garantindo a qualidade das soldas do projeto.

Solicite seu orçamento

Envie os detalhes do seu projeto e a equipe InspeSolda responde com o escopo e o prazo do serviço.