ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP): UM IMPORTANTE MEIO DE INSPEÇÃO

ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP)
Depois do ensaio visual, o ensaio por líquido penetrante é o ensaio não destrutivo mais antigo. Ele teve início nas oficinas de manutenção das estradas de ferro, em várias partes do mundo.
O ensaio por líquido penetrante (LP), também conhecido como inspeção penetrante de corante ou teste de penetrante, foi desenvolvida pela primeira vez no início da década de 1940 para detectar falhas na superfície dos materiais. Embora existam mais opções na maneira como o teste é realizado, os princípios básicos não mudaram ao longo dos anos
Naquela época, começo da era industrial, não se tinha conhecimento do comportamento das descontinuidades existentes nas peças. E quando estas eram colocadas em uso, expostas a esforços de tração, compressão, flexão e, principalmente, esforços cíclicos, acabavam se rompendo por fadiga.
Era relativamente comum o aparecimento de trincas e até a ruptura de peças de vagões, como eixos, rodas, partes excêntricas, etc., sem que os engenheiros e projetistas da época pudessem determinar a causa do problema.
Algumas trincas podiam ser percebidas, mas o ensaio visual não era suficiente para detectar todas elas, pela dificuldade de limpeza das peças.
O ensaio por líquido penetrante (LP) é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas, tais como: Trincas, poros, dobras, etc., podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.
Era utilizado pela indústria ferroviária que inspecionava peças como rodas e eixos da seguinte maneira:
- Limpeza, Fervendo as peças numa solução de soda cáustica;
- Secagem;
- Imersão de peças em tanque de óleo diluído com querosene;
- Remoção de excesso com solvente;
- Secagem;
- Aplicação de pó de giz com álcool;
- Martelamento para se provocar uma vibração;
- Inspeção.
Mais opções foram desenvolvidas na forma como a inspeção por penetrante de líquidos é realizada atualmente.
Esta técnica permite a inspeção de grandes superfícies de forma simples, rápida, e com ótima eficiência para a maioria das aplicações industriais.

COMO FUNCIONA LÍQUIDO PENETRANTE?
O ensaio por líquido penetrante é um método de teste não destrutivo que não prejudica as amostras ou peças que estão sendo inspecionadas.
O teste é muito eficaz na detecção de porosidade, rachaduras, fraturas, colos, costuras e outras falhas que estão abertas na superfície do corpo de prova e podem ser causadas por fadiga, impacto, têmpera, usinagem, retificação, forjamento, rajadas, retração ou sobrecarga.
Como resultado, é frequentemente usado em muitas peças usinadas, bem como em soldas, produtos manufaturados, peças fundidas, peças forjadas e outros itens que serão colocados em serviço.
A inspeção de líquidos penetrantes pode ser usada com sucesso em materiais não porosos e razoavelmente suaves, como metais, vidro, plásticos e cerâmica queimada.
Só detecta descontinuidades abertas para a superfície, já que o penetrante precisa entrar na descontinuidade para ser posteriormente revelado; por esta razão, a descontinuidade não deve estar preenchida com material estranho.
A superfície do material não pode ser porosa ou muito rugosa ou absorvente, porque nesses tipos de superfície não existe possibilidade de remover totalmente o excesso de penetrante, o que causa mascaramento de resultados.
A aplicação do penetrante deve ser feita numa determinada faixa de temperatura. Superfícies muito frias, abaixo de 10°C, ou muito quentes, acima de 52°C, não são recomendáveis ao ensaio. Alguns penetrantes especiais existentes no mercado foram desenvolvidos para faixas de temperaturas que excedem as mencionadas, porém seu uso é restrito.
Algumas aplicações das peças em inspeção exigem que a limpeza seja efetuada da maneira mais completa possível após o ensaio; é o caso de maquinaria para indústria alimentícia e material a ser soldado posteriormente, entre outros. Este fato pode se tornar limitativo ao exame, especialmente quando a limpeza for difícil de fazer.

O PENETRANTE
Esse teste é nomeado para o líquido, chamado penetrante, que é aplicado à amostra durante o teste para tornar mais visíveis quaisquer falhas na superfície. Uma variedade de materiais penetrantes está disponível e a seleção geralmente é baseada no nível de sensibilidade exigido do teste, equipamento disponível no local do teste para realizar o teste e outros fatores:
O penetrante vem em dois tipos de corante visível para líquidos (cor vermelha) e corante fluorescente (cor verde-amarelo).
Os penetrantes fluorescentes também são classificados por níveis de sensibilidade que variam de um a quatro, sendo quatro os mais sensíveis para detectar as melhores falhas.
Os penitentes podem ser laváveis com água, removíveis com um solvente ou requerem tratamento com um emulsificante lipofílico (à base de óleo) ou hidrofílico (à base de água).

O PROCESSO
O processo de teste pode ser dividido nas seguintes etapas distintas:
- Pré-limpeza;
- Aplicação de penetrante;
- Tempo de permanência do penetrante;
- Remoção de penetrante;
- Aplicativo desenvolvedor;
- Tempo de permanência do desenvolvedor;
- Inspeção;
- Pós-limpeza.
PRÉ-LIMPEZA:
O primeiro passo é uma limpeza completa da superfície para garantir que o provete esteja livre de óleo, graxa, água, balança de tratamento térmico, tinta, revestimento e outros contaminantes que possam impedir a penetração de líquidos nos defeitos.
Um solvente é frequentemente usado para esta etapa, mas a amostra de teste pode exigir limpeza a vapor, vapor, química ou ultrassônica. As peças que foram usinadas, lixadas ou com jato de areia podem precisar de condicionamento para remover o material que pode bloquear a abertura da falha e impedir a entrada do penetrante.
APLICAÇÃO DO LÍQUIDO PENETRANTE:
Os penetrantes de corante visível e fluorescente podem ser aplicados à amostra de teste por aspersão, escovação ou imersão da peça em um banho penetrante.
A escolha da aplicação é geralmente uma questão de preferência, mas pode ser influenciada pelo tamanho e formato da peça de teste, pelo equipamento disponível para a realização do teste ou pelos requisitos das especificações de teste aplicáveis às amostras.

TEMPO DE PERMANÊNCIA DE LÍQUIDO PENETRANTE:
O líquido penetrante é deixado na superfície por um tempo suficiente para permitir que o líquido penetre nas aberturas ou defeitos da superfície. O tempo total em que esse líquido está em contato com a superfície da amostra é chamado de tempo de permanência do penetrante.
O tempo de espera varia para diferentes tipos de penetrantes e geralmente é ditado pelas especificações de teste chamadas para o teste. O acabamento da superfície, a temperatura e o tipo do material também afetarão os requisitos de permanência.

REMOÇÃO DE PENETRANTE:
Após o tempo de espera, o excesso de líquido penetrante é cuidadosamente removido da superfície para evitar a remoção de qualquer um dos penetrantes capturados da falha ou defeito. Ao trabalhar com um corante visível, o excesso de penetrante geralmente é removido com um solvente (removível por solvente).
O excesso de corante fluorescente pode ser lavável em água e enxaguado com água ou pós emulsionável e tratado primeiro com um emulsificante antes de enxaguar. Ao usar os métodos laváveis em água ou pós-emulsificáveis, a peça é colocada em um forno de baixa temperatura e é permitida a secagem antes de aplicar o revelador.
APLICATIVO DESENVOLVEDOR:
Uma fina camada de revelador é aplicada à peça para ajudar a desenhar o penetrante preso em falhas de volta à superfície, onde será visível como indicação.
Os desenvolvedores podem ser aplicados espanando um pó seco ou pulverizando um revelador úmido. As indicações resultantes são maiores que a falha real e têm um alto nível de contraste entre o penetrante e o revelador, tornando-as mais visíveis para auxiliar na inspeção.
TEMPO DE PERMANÊNCIA DO DESENVOLVEDOR:
O desenvolvedor permanece na peça de amostra pelo tempo necessário indicado nas especificações de teste para permitir que as indicações se desenvolvam antes da inspeção.
INSPEÇÃO:
O processo de inspeção é realizado por inspetores treinados e certificados, usando um exame visual. Ao trabalhar com penetrantes fluorescentes, A inspeção de líquidos penetrantes tem muitas vantagens na inspeção de soldas. Avaliações de exames não destrutivos de soldas
Deve ser conduzido para garantir seu desempenho inicial e contínuo. Os penetrantes líquidos são versáteis o suficiente em tipos e processo para inspecionar a ampla e diversificada gama de aplicações, posições, tipos e condições de soldas.
Além disso, penetrante inspeção é um processo simples e direto e não exige equipamentos sofisticados ou caros. Inspeção de penetrante também pode ser usado em equipamentos em serviço e não requer configuração especial. Se usados em conjunto com outros métodos, os penetrantes complementam outros processos de inspeção.
FAQ SOBRE ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE
Como funciona o ensaio de líquido penetrante?

O ensaio por líquidos penetrantes consiste em penetrar na abertura da descontinuidade um líquido; após a remoção do excesso de líquido da superfície, faz- se o líquido retido sair da descontinuidade por meio de um material revelador. A imagem da descontinuidade fica então visível sobre a superfície.
Como fazer o ensaio de líquido penetrante?

Aplique o penetrante à área de ensaio. Logo depois, deixe que o líquido penetrante se estabeleça por 10 a 30 minutos, aplique o spray revelador à área de ensaio. Inspecione. Examine a peça para detectar indicações visíveis.
Em que tipos de materiais o ensaio de líquido penetrante pode ser aplicado?

O método de ensaio não destrutivo líquido penetrante pode ser aplicado em todos os materiais sólidos que não sejam porosos ou com superfícies muito grosseiras, pois o líquido penetrante detecta descontinuidades superficiais que sejam abertas na superfície, como trincas, dobras, etc.
Quais os métodos de aplicação do líquido penetrante?

O líquido penetrante utilizado nos ensaios pode ter sua aplicação feita com pincel, pistola, aerossol ou por imersão das peças em tanque.
Quais as cores mais utilizadas para os líquidos penetrantes e por quê?

No caso dos líquidos penetrantes visíveis, a inspeção é feita sob luz branca natural ou artificial. O revelador, aplicado à superfície de ensaio, proporciona um fundo branco que contrasta com a indicação da descontinuidade, que geralmente é vermelha e brilhante.
ENTRE EM CONTATO!
Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.
Escolha o meio de contato que for melhor para você!
QUER CONTINUAR INFORMADO?
Gostaria de ficar por dentro de todas as novidades que pulicamos em nosso site?
Faça sua inscrição e receba nossos e-mails com conteúdos de qualidade sobre inspeção, qualificação, consultoria, engenharia e treinamento de soldagem.
CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM
REGIÕES DE ATENDIMENTO INSPESOLDA
A Inspesolda atende em todo o território nacional. Entretanto, com sede em Osasco, a Inspesolda tem o foco de atuação no estado de São Paulo.
REGIÕES DE SÃO PAULO ONDE A INSPESOLDA ATENDE:
Grande São Paulo
- ABC
- ABCD
- Alphaville
- Arujá
- Barueri
- Caierias
- Cajamar
- Cotia
- Diadema
- Embu
- Embu das Artes
- Embu Guaçú
- Franco da Rocha
- Guarulhos
- Itapecerica da Serra
- Itapevi
- Jandira
- Mairiporã
- Mauá
- Osasco
- Ribeirão Pires
- Santana de Parnaíba
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Caetano do sul
- Suzano
- Taboão da Serra
Litoral de São Paulo
- Bertioga
- Cananéia
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Iguape
- Ilha Comprida
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Peruíbe
- Praia Grande
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Sebastião
- São Vicente
- Ubatuba
Região Central
- Aclimação
- Bela Vista
- Bom Retiro
- Brás
- Cambuci
- Centro
- Consolação
- Higienópolis
- Glicério
- Liberdade
- Luz
- Pari
- República
- Santa Cecília
- Santa Efigênia
- Sé
- Vila Buarque
Zona Leste
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
Zona Norte
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane
- Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- TucuruviVila
- Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
Zona Oeste
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
Zona Sul
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M’Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
ENCONTRE ARTIGOS
CATEGORIAS DE ARTIGOS
TOP 5 ARTIGOS
1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!
2 – Símbolos Básicos de Soldagem
3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber
4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1
5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva
ARTIGOS RECENTES
- Ensaio de Partículas Magnéticas
DETECTANDO DEFEITOS INVISÍVEIS: O ENSAIO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS ConteúdoENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP)COMO FUNCIONA LÍQUIDO …
- Inspeção Visual de Solda
A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VISUAL DE SOLDA NA GARANTIA DE QUALIDADE ConteúdoENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE …
- Nr-13 Vasos De Pressão
NR-13 VASOS DE PRESSÃO: NORMAS, REGULAMENTOS E SEGURANÇA INDUSTRIAL ConteúdoENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP)COMO FUNCIONA …
- Teste De Resistência
IMPORTÂNCIA DO TESTE DE RESISTÊNCIA NA INDÚSTRIA ConteúdoENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP)COMO FUNCIONA LÍQUIDO PENETRANTE?O …
- Arco Submerso
SOLDAGEM POR ARCO SUBMERSO: UMA PROFUNDIDADE DE CONHECIMENTO ConteúdoENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE (LP)COMO FUNCIONA LÍQUIDO …
Compartilhe!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em sua rede social preferida.
Os arquivos nesta página são protegidos por direitos autorais. Sem a autorização do autor, é proibido copiar todo ou parte de seu conteúdo, ou mesmo citar nossos links. Artigo 184 da Lei Penal, Declaração de 98-Art 9.610 como violação dos direitos de propriedade intelectual.
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá, Marcos!
Muito obrigado por seus comentários gentis! É uma satisfação enorme saber que as informações que compartilhamos aqui no blog foram úteis para você. Trabalhamos arduamente para fornecer conteúdo de qualidade e suas palavras são um grande estímulo.
Se tiver mais perguntas ou necessitar de mais esclarecimentos sobre qualquer tópico, não hesite em perguntar. Estamos aqui para ajudar!
Meu muito obrigado a você, e continue acompanhando nosso blog!
Muito bom e direto, senti falta de imagens, porém o conteúdo está bem explicativo
Olá, Andreia, muito obrigado pelo seu comentário!
Já registrei aqui também sua observação sobre imagens, e vamos trabalhar nisso 🙂
Fique atenta, pois estamos preparando mais conteúdo de alta qualidade e teremos novidades em breve.
PORQUE O REVELADOR ACABA RAPIDO E AS VEZES NEM SAI NO SPRAY?
Olá, José, muito obrigado por compartilhar sua dúvida conosco!
Em resposta ao problema do revelador acabar rapidamente ou não sair do spray. Algumas das principais causas disso incluem:
– Bico de spray entupido ou danificado.
– Uso excessivo do revelador.
– Armazenamento em condições inadequadas.
– Uso do produto após a data de validade.
– Falha no propulsor do spray.
– Evaporação dos solventes devido a frascos mal vedados.
– Qualidade do produto, procure comprar de marcas certificadas.
– Falta de treinamento do inspetor.
Em caso de problemas, consulte o fornecedor ou fabricante e siga as instruções de uso corretamente, recomendamos sempre que esta atividade seja realizada por profissionais treinados.
Esperamos ter ajudado.