Categorias
Inspeção

TIPOS DE INSPEÇÃO DE SOLDAGEM : TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Tipos de inspeção de soldagem

Existem varios tipos de inspeção de soldagem e muitas características de uma solda podem ser avaliadas durante a inspeção de soldagem, algumas relacionadas ao tamanho da solda e outras relacionadas à presença de descontinuidades na solda. O tamanho de uma solda pode ser extremamente importante, pois muitas vezes pode se relacionar diretamente à força da solda e ao desempenho associado; as soldas de tamanho menor podem não suportar tensões aplicadas durante o serviço. Descontinuidades de solda também podem ser importantes.

Essas são imperfeições dentro ou adjacentes à solda, que podem ou não, dependendo de seu tamanho e / ou localização, impedir que a solda atinja o desempenho pretendido. Normalmente, essas descontinuidades, quando de tamanho ou localização inaceitáveis, são chamadas de defeitos de soldagem é, às vezes, podem causar falhas prematuras na solda através da redução da resistência da solda ou através da produção de concentrações de tensão no componente soldado.

Quando você deve realizar uma inspeção

A inspeção de soldas pode ser realizada por vários motivos. Talvez a razão mais fundamental seja determinar se a solda é de qualidade adequada para a aplicação pretendida. Para avaliar a qualidade de uma solda, precisamos primeiro de alguma forma de bloco de medição com o qual comparar suas características. É impraticável tentar avaliar a qualidade de uma solda sem alguma forma de critério de aceitação especificado.

Os critérios de aceitação da qualidade da solda podem se originar de várias fontes. O desenho / impressão azul da fabricação da soldagem normalmente fornece tamanhos de solda e possivelmente outras informações dimensionais da soldagem, como comprimento e localização das soldas. Esses requisitos dimensionais geralmente foram estabelecidos por meio de cálculos de projeto ou retirados de projetos comprovados que atendem aos requisitos de desempenho da conexão soldada.

Códigos e normas

Níveis ou quantidades aceitáveis ​​e inaceitáveis ​​de descontinuidades de solda para inspeção de soldagem são geralmente obtidos de códigos e normas de soldagem. Os códigos e padrões de soldagem foram desenvolvidos para muitos tipos de aplicações de fabricação de soldagem. É importante escolher um padrão de soldagem que se destina ao uso dentro do setor ou aplicativo em que você está envolvido.

A inspeção de soldagem geralmente exige uma ampla variedade de conhecimentos por parte do inspetor: o entendimento dos desenhos de soldagem, símbolos de soldagem, design da junta de solda, procedimentos de soldagem, procedimentos de código e requisitos padrão e técnicas de inspeção de equipamentos e teste, para citar alguns.

Por esse motivo, muitos códigos e normas de soldagem exigem que o inspetor seja formalmente qualificado ou tenha o conhecimento e a experiência necessários para realizar os serviços de inspeção. Existem vários cursos de treinamento em inspeção de soldagem disponíveis e vários programas de certificação de inspetores de soldagem internacionalmente.

O programa mais popular usado nos EUA é administrado pela American Welding Society (AWS). Este é o programa Inspetor de Soldagem Certificado (CWI). Certificação como inspetor de soldagem: normalmente requer demonstração do conhecimento de um indivíduo sobre inspeção de soldagem através de aprovação no exame.

tipos de Inspeção de solda

As técnicas de inspeção

Para apreciar ainda mais a extensão da inspeção de soldagem, precisamos examinar áreas específicas das técnicas de inspeção e aplicações de inspeção de soldagem. Eu escolhi os seguintes tópicos para fornecer esta visão geral da inspeção de soldagem:

Inspeção e teste para qualificação do procedimento de soldagem – Tipos de inspeção usados ​​para esses requisitos e como eles podem ser uma parte essencial do sistema geral de qualidade da soldagem.

Ensaios visual

A inspeção visual é um dos tipos de inspeção de soldagem não destrutivo básico. Todos os outros END’s devem ser executados após uma boa Inspeção Visual, que pode ser feito à vista, com o auxílio de uma lupa ou com aparelhos e instrumentos para inspeção remota.

Em geral, pode-se dizer que é um método para determinar a aceitabilidade dos componentes fabricados por usinagem, soldagem, ou qualquer outro processo produtivo, que apresente como requisito um grau de qualidade, por menor que seja. No entanto, o trabalho depende quase que exclusivamente da avaliação individual de cada inspetor. Para haver uniformidade nas atividades, é necessário um procedimento de inspeção aprovado e de pleno conhecimento do profissional que executará o serviço. Além do procedimento, o inspetor deve estar familiarizado com todos os demais documentos aplicados à obra.

Detecção de trincas na superfície – Métodos como Inspeção de Penetrante Líquido e Inspeção de Partículas Magnéticas.

Liquido penetrante

Como o nome indica, o teste de penetrante líquido envolve um líquido penetrante colorido aplicado à superfície do material que está sendo testado. O líquido é atraído para áreas defeituosas na superfície do material por meio de ação capilar e depois retirado para se revelar à detecção usando luzes UV ou outros métodos, dependendo do tipo de corante penetrante e corante utilizado. esse método é muito utilizado na construção civil

Partículas Magnéticas

Quando o material ferromagnético (normalmente ferro ou aço) é isento de defeitos, ele transfere linhas de fluxo magnético (campo) através do material sem interrupção.

Mas quando uma rachadura ou outra descontinuidade está presente, o fluxo magnético vaza para fora do material. À medida que vaza, o fluxo magnético (campo magnético) coletará partículas ferromagnéticas (pó de ferro), tornando facilmente visível o tamanho e a forma da descontinuidade.

Inspeção radiográfica e ultrassônica de solda

Métodos conhecidos como Ensaios não destrutivos (NDT) e usados ​​normalmente para examinar a estrutura interna da solda, a fim de estabelecer a integridade da solda sem destruir o componente soldado.

Radiográfica:

RT faz uso de raios-X ou raios gama. Os raios X são produzidos por um tubo de raios X e os raios gama são produzidos por um isótopo radioativo. O princípio básico da inspeção radiográfica da solda é o mesmo da radiografia médica. A radiação penetrante é passada através de um objeto sólido (neste caso, uma solda em vez de parte do corpo humano) para o filme fotográfico, criando uma imagem da estrutura interna do objeto no filme.

Ultrassom:

O princípio da inspeção de solda por ultrassom baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação dentro do material. A onda será refletida e retornará até a sua fonte geradora, isto se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe sônico emitido

Teste destrutivo de solda

Métodos usados ​​para estabelecer a integridade ou o desempenho da solda, normalmente através do corte e / ou quebra do componente soldado e avaliação de várias características mecânicas e ou físicas.

ENCONTRE ARTIGOS

ARTIGOS POPULARES

INSPEÇÃO

A verdade sobre ensaios destrutivos e não destrutivos

Tipos de ensaios não destrutivos: resultado garantido

Ultrassom industrial o END mais utilizado

Teste hidrostático: Garantindo a integridade do seu equipamento

Inspeção de solda Raio x: Benefícios e desvantagens

Ensaio não destrutivo estanqueidade: Eficiência contra vazamentos

Ensaio não destrutivo emissão acústica grandes resultados na detecção de falhas

Inspeção dimensional: Garantindo seu padrão de fabricação

Inspeção diligenciamento importante atividade para cumprir seus prazos

Tipos de inspeção de solda: Tudo que você precisa saber

Ensaio visual de solda (EVS): O primeiro ensaio a ser aplicado

Como funciona a avaliação de desempenho do inspetor de solda

Como ser um inspetor de solda ?

O Que é inspeção de solda por partículas magnéticas (PM) ?

Ensaio por líquido penetrante (LP): Um importante meio de inspeção

Ensaio não destrutivos correntes parasitas (Eddy Current)

Crédito estruturado para inspetor de solda

Inspetor de solda o guia definitivo

Curso de inspetor de solda

Inspetor de solda salário

SNQC, níveis, atribuições e muito mais…

QUALIFICAÇÃO

A verdade sobre qualificação de soldadores pela AWS D1

Como fazer a recertificação de inspetor de solda?

Importante certificado de qualificação de soldador (CQS)

ENGENHARIA

NR 18 progresso importante na segurança preventiva

NR 12 a saúde das máquinas e equipamentos

Tudo que você precisa saber sobre NR 13 caldeiras e vasos sob pressão

NR 13 importante na gestão de integridade

SIMBOLOGIA

Simbologia de solda: Conceitos gerais

Símbolos básicos de soldagem

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CONTATO INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

WhatsApp: (11) 99198-2190

Tel.: (11) ​2626 1064 / (11) 4237 6393

E-mail contato@inspesolda.com

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *