Qualificação de Soldadores2017-02-01T15:38:07+00:00

QUALIFICAÇÃO DE SOLDAGEM

A qualificação e certificação de soldagem é requisito de várias normas/códigos, além de muitas vezes ser exigência contratual de projeto. Dentre as principais qualificações que realizamos destacamos a Qualificação de Procedimento de Soldagem (EPS) e a Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem (RQS).

ENTRAR EM CONTATO

QUALIFICAÇÃO DE EPS e RQS

Qualificamos Procedimentos de Soldagem e Soldadores conforme as principais normas/código de soldagem (ASME, AWS, ISO e DIN).

As Principais qualificações de soldagem são:

  • Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS);
  • Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS);
  • Registro de Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem (RQS).

Com estas qualificações, é possível certificar-se de empregar soldadores cujas habilidades são examinadas e ter a certeza de que sua especificação de procedimento de soldagem irá produzir um componente soldado com propriedades que satisfaçam os requisitos do projeto por meio de padrões de segurança documentados, atendendo a códigos e normas aplicáveis da área, reduzindo, assim, os riscos de responsabilidade da sua empresa.

Qualificação de Soldadores: Serviço de Qualificação de EPS e RQS

VISÃO DE QUALIFICAÇÃO

Entendemos que a qualificação garante a qualidade no processo e aprimora as habilidades necessárias para um determinado procedimento de soldagem.

Qualificação de Soldadores: Serviço de Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos

A qualificação de uma EPS normalmente requer uma documentação específica para que sejam comprovadas todas as variáveis utilizadas durante o teste de soldagem, bem como os resultados documentados de inspeção e teste.

As variáveis tipicamente empregadas, dentre outras, são: o processo de soldagem usado, o tipo e a classificação do metal de adição, o tipo e a espessura do material de base soldado, o tipo e a polaridade da corrente de soldagem e a corrente e tensão registradas.

Qualificação de Soldadores: Serviço de Qualificação de Soldadores

Qualificação de Soldadores

A qualificação de RQS, também conhecido como CQS (Certificado de Qualificação de Soldador), é um processo que analisa e documenta a capacidade de um soldador de executar soldas de qualidade aceitável, de acordo com um procedimento de soldagem previamente testado e aprovado.

“Após termos alguns problemas com a renovação da nossa certificação ISO, entramos em contato com a Empresa [INSPESOLDA] para qualificação de soldagem, e dentro de 7 dias já estava tudo resolvido. Fomos reauditados e conseguimos renovar nossa certificação ISO.”

Indústria Eletrometalúrgica

“Foi uma das primeiras desenvolvidas no Brasil para o Pré-sal, sendo esse desafio um fator estimulante para o emprego de novas tecnologias de soldagem e aplicação de requisitos técnicos que até o momento não eram comuns no mercado nacional. Só tenho a agradecer a parceria de sucesso.”

Indústria de Equipamentos Hidráulicos

Registros de Qualificação

Os RQPS apresentam os valores documentados utilizados durante o teste de soldagem real e todos os resultados de inspeção e teste obtidos das amostras de teste reais. Normalmente são anexados ao RQPS relatórios de ensaios mecânicos e não destrutivos, relatórios de acompanhamento de soldagem, certificados de matéria prima e consumíveis de soldagem.

Qualificação de Soldadores: Registro de Qualificação de Soldagem
Qualificação de Soldadores: Registro de Qualificação de Soldagem 2