Categorias
Qualificação

A VERDADE SOBRE QUALIFICAÇÃO DE SOLDADORES AWS D1.1

Qualificação de soldadores pela AWS D1.1

A Qualificação de soldadores pela norma AWS D1.1 é baseada em testes especialmente projetados para determinar a habilidade e a capacidade de um soldador de depositar metal de solda sólido.

A parte principal do teste do soldador consiste em soldar um ou mais peças de teste que são examinados usando métodos não destrutivos e destrutivos.

A extensão da certificação é descrita por várias variáveis, que incluem o processo de soldagem específico, tipo de metal depositado, espessura, projeto da junta, posição, suporte e outros.

Na maioria das vezes, o teste é realizado de acordo com um código específico.

Dependendo dos requisitos do produto, o teste pode ser administrado sob os auspícios de uma organização nacional ou internacional, como a American Welding Society (AWS) ou a American Society of Mechanical Engineers (ASME), mas os fabricantes também podem especificar seus próprios padrões e requisitos.

A maioria das certificações expira após um certo limite de tempo e possui requisitos diferentes para renovação ou extensão da certificação.

Depois que um soldador passa em um teste (ou uma série de testes), seu empregador ou terceiro envolvido certifica sua capacidade de passar no teste e as limitações ou extensão em que está qualificado para soldar, como um documento escrito (registro do teste de qualificação do soldador).

Normalmente, este documento é válido por um período limitado (geralmente por dois anos), após o qual o soldador deve ser testado novamente.

No entanto, algumas Qualificações são válidas apenas para um único projeto, enquanto outras são ilimitadas, desde que os soldadores não ultrapassem um período de tempo especificado sem realizar esse tipo específico de soldagem (esse período é normalmente de 6 meses).

Os soldadores devem manter um registro para demonstrar que mantiveram suas qualificações.

Operações de soldagem

Nas operações de soldagem, a realização de soldas inadequadas durante a fabricação de certos tipos de estruturas metálicas ou equipamentos, tais como navios, pontes, oleodutos, componentes automotivos e vasos de pressão, pode resultar em sérios acidentes com grandes perdas materiais e, eventualmente, humanas e danos ao meio ambiente.

Como consequência, as operações de soldagem para diversas aplicações são reguladas por diferentes códigos segundo a aplicação específica. Como exemplo de códigos e especificações importantes ligados à soldagem pode-se citar:

 • ASME ix Boiler and Pressure Vessel Code (vasos de pressão), Normas e Qualificação em Soldagem – 3

• API STD 1104, Standard for Welding Pipelines and Related Facilities (tubulações e dutos na área de petróleo),

• AWS D1.1, Structural Welding Code (estruturas  soldadas de aço carbono e de baixa liga), • DNV, Rules for Design, Construction and Inspecion of Offshore Structures (estruturas marítimas de aço),

• Especificações diferentes de associações como a International Organization for Standardization (ISO), American Welding Society (AWS), British Standard Society (BS), Deustches Institute fur Normung (DIN), Association Francaise de Normalisation (NF), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), etc.

Estes códigos e especificações podem cobrir as mais diferentes etapas de soldagem incluindo, por exemplo, a especificação de material (metal de base e consumíveis), projeto e preparação da junta, qualificações de procedimento e de operador e procedimento de inspeçã

A qualificação de soldadores AWS D1.1 é  em seu conteúdo a estrutura das respectivas normas de projeto e códigos com enfoque nos capítulos/seções associados aos requisitos aplicáveis:

  • de soldagem (variáveis essenciais, não essenciais e suplementares);
  • de ensaios não destrutivos e destrutivos; e
  • de fabricação (montagem).

A norma declara que o soldador permanece qualificado (ou é requalificado) se dentro desse período de 6 meses ele realiza a soldagem dentro dos parâmetros  pré qualificados de uma peça ou equipamento, e que a soldagem obteve resultados satisfatórios em testes de soldagem, por exemplo. : Líquido penetrante, visual, partículas magnéticas, ultrassom ou raio-X.

Qualificação de soldadores pela AWS D1.1

Beneficios da qualificação AWS D1.1

Com a nossa qualificação de soldadores e procedimentos de soldagem, você pode:

Certifique-se de empregar soldadores cujas habilidades sejam verificadas e de seguir as instruções de solda de acordo uma determinada especificação de procedimento.

Tenha certeza de que sua especificação de procedimento de soldagem produzindo soldas com propriedades que atendem aos requisitos de projeto.

Garanta soldas com qualidade.

Confie em nossos especialistas qualificados, com vasta experiência em testes de soldadores e qualificação de procedimentos de soldagem.

Cumpra os códigos e padrões aplicáveis.

Beneficie-se dos nossos rápidos tempos de inspeção e teste.

Reduza o risco de responsabilidade da empresa com os padrões de segurança documentados.

A qualificação do soldador é indispensável para um trabalho confiável e eficiente. Assim, as melhores empresas do país, fornecem profissionais altamente treinados para a inspeção de soldas, oferecendo serviços dentro e fora de suas instalações.

Além disso, muitas empresas de qualidade oferecem cursos para qualificar o profissional de soldagem em diferentes tipos de testes, tais como: testes não destrutivos em partículas magnéticas, líquido penetrante, raios-X e ultrassom.

Os profissionais também são qualificados para operar o equipamento usado nesses testes e calibrá-los, para que os testes realizados forneçam resultados precisos e confiáveis.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.