Categorias
Inspeção

TESTE DE IMPACTO CONSIGA O RESULTADO QUE VOCÊ DESEJA

Ensaio de impacto

Um ensaio de impacto é usado para observar a mecânica que um material exibirá quando sofrer uma carga de choque que faz com que a amostra se deforme imediatamente, frature ou se rompa completamente.

Para realizar esse teste, a amostra é colocada em um suporte de fixação com a geometria e orientação determinadas pelo tipo de teste usado e, em seguida, um peso conhecido geralmente, mas nem sempre na forma de um pêndulo, é liberado de uma altura conhecida para que colide com a amostra com uma força repentina.

Essa colisão entre o peso e a amostra geralmente resulta na destruição da amostra, mas a transferência de energia entre as duas é usada para determinar a mecânica de fratura do material.

Objetivo do ensaio:

O objetivo de um ensaio de impacto é determinar a capacidade do material de absorver energia durante uma colisão.

Essa energia pode ser usada para determinar a tenacidade, resistência ao impacto, resistência à fratura, resistência ao impacto ou resistência à fratura do material, dependendo do teste que foi realizado e da característica a ser determinada.

Esses valores são importantes para a seleção de materiais que serão utilizados em aplicações que exigem que o material sofra processos de carregamento muito rápidos, como em colisões de veículos.

Tipos de testes:

Para um teste de impacto único, os três tipos mais populares de teste são o teste Charpy de entalhe em V, o teste Izod e o teste de Impacto à Tração.

Todos esses três testes determinam essencialmente as mesmas características do material, mas diferem na orientação da amostra de teste, o que faz com que a amostra seja tensionada em direções diferentes e envolve um peso conhecido liberado de uma altura conhecida colidindo com a amostra em seu dispositivo de teste.

Todos esses testes são úteis para determinar a mecânica de impacto da amostra.

teste de impacto

Tipos de materiais para teste de impacto:

Quase todos os materiais podem se beneficiar dos testes de impacto, mas os tipos mais comuns usados ​​são metais, plásticos, madeiras, compósitos, cerâmica e polímeros. Geralmente esses materiais assumem a forma de folhas de espessuras variadas ou varetas curtas, dependendo do teste. No entanto, a maioria dos materiais sofrerá falha dúctil ou quebradiça, dependendo do tipo de teste, da taxa de carga e da temperatura da amostra. A falha frágil de um material requer uma pequena quantidade de energia para iniciar a trinca ou fazer com que a trinca cresça até a amostra falhar. Por outro lado, a falha dúctil de um material requer uma carga muito maior para iniciar e propagar a trinca até a falha.

MÉTODOS DE ENSAIO / ESPECIFICAÇÕES

ASTM A370

ASTM E23

ASTM E208

ISO 148

Informe-nos seus requisitos para testes de impacto de metais e forneceremos uma cotação rápida.

OS PROCESSOS DE TESTE

O ferro e todos os outros metais cúbicos centrados no corpo passam por uma transição do comportamento dúctil a temperaturas mais altas para um comportamento frágil a temperaturas mais baixas.

O teste de impacto é exigido por muitas indústrias para avaliar a resistência dos materiais utilizados na fabricação de produtos, incluindo placas de casco de aço para navios, vasos de pressão de usinas nucleares e peças forjadas para rotores de geradores de usinas de energia elétrica.

TESTE DE CHARPY

O Teste de Impacto Charpy envolve atingir uma amostra de impacto entalhada com um peso oscilante ou um “tup” anexado a um pêndulo oscilante.

O espécime quebra na seção transversal entalhada após o impacto, e o balanço para cima do pêndulo é usado para determinar a quantidade de energia absorvida (tenacidade do entalhe) no processo.

A absorção de energia está diretamente relacionada à fragilidade do material. Como a temperatura pode afetar a tenacidade de um material, o teste de charpy é realizado em uma série de temperaturas para mostrar a relação da transição dúctil para quebradiça na energia absorvida.

Várias amostras de barras usinadas, dimensionadas em 1 cm x 1 cm x 5,5 cm com um entalhe em forma de U de 2 mm de profundidade no meio de uma superfície plana especificada, são necessárias para executar alguns métodos de teste de charpy.

O teste de impacto charpy de entalhe em V também é muito comum e requer uma amostra com um entalhe em forma de V.

As amostras de impacto são testadas em uma série de temperaturas especificadas (por exemplo, -20ºC, -10ºC, 0ºC, + 10ºC, + 20ºC) na faixa de -452ºF a 500ºF.

O teste de temperatura baixa de charpy envolve a colocação da amostra em um banho de câmara de propileno glicol e gelo seco até que um termopar calibrado registre a temperatura necessária para o teste.

Quando uma amostra atinge a temperatura exata, ela é rapidamente colocada em um suporte especial na máquina de teste. O espécime de teste charpy é colocado horizontalmente com o entalhe voltado para fora do pêndulo ou do atacante e é apoiado nos dois lados.

TESTE DE PESO DE GOTA

O teste de impacto com queda de peso submete uma série de amostras em uma progressão de temperaturas a uma única carga de impacto de um peso em queda livre guiado ou atacante que caiu na direção vertical.

O teste de queda de peso determina a temperatura máxima na qual uma amostra de feixe quebra ou a temperatura na qual o modo de fratura do aço muda de dúctil para quebradiço, o que é chamado de transição sem ductilidade (NDT).

O teste inicial é realizado a uma temperatura estimada próxima da temperatura NDT. As amostras restantes são então testadas em uma progressão de intervalos de temperatura para determinar as temperaturas de desempenho de ruptura e sem interrupção dentro de 5 ° C ou 10 ° F.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *