TESTE HIDROSTÁTICO: GARANTINDO A INTEGRIDADE DO SEU EQUIPAMENTO
TESTE HIDROSTÁTICO
Quando se trata de testar a integridade dos produtos de fabricação, o teste hidrostático é um tipo comum de teste de pressão utilizado em várias indústrias de manufatura e é frequentemente usado na requalificação de caixas de baixa pressão. Há vários tipos de testes que podem ser realizados. Testes de pressão e vácuo são comumente usados para garantir a integridade das soldas. Medidas de teste de pressão do lado de fora de um componente e medidas de teste de vácuo do lado de dentro de um componente.
O QUE É TESTE HIDROSTÁTICO?
O teste hidrostático é um tipo comum de ensaio de pressão utilizado em várias indústrias de manufatura e é frequentemente usado na requalificação de caixas de baixa pressão, tanques de armazenamento, cilindros de gás e tubulações químicas, através do uso de um testador hidrostático. O equipamento é examinado quanto a vazamentos e a integridade geral das unidades é avaliada. Um testador hidrostático mede a taxa de expansão do tubo sob pressão da água, o que determina se a unidade pode suportar com segurança a quantidade de pressão para a qual está classificada.
COMO O TESTE HIDROSTÁTICO FUNCIONA?
Realizar um teste hidrostático começa com o preenchimento de um componente com líquido, geralmente água, até que a pressão atinja um nível especificado. Uma quantidade de pressão maior que a pressão de trabalho projetada do equipamento é aplicada e mantida por um período definido, durante o qual o equipamento é examinado quanto a vazamentos. Ao aplicar corante fluorescente ou substância semelhante ao líquido, a inspeção pode ser mais facilmente executada e analisada, se necessário.
PARA QUE É UTILIZADO O TESTE HIDROSTÁTICO?
O teste é frequentemente usado para qualificar uma peça de equipamento que foi reparada ou reconstruída antes de retornar ao serviço. É comumente usado para testar caixas de aço inoxidável de baixa pressão que precisam ser testadas. Um teste hidrostático indicará se há ou não vazamentos no equipamento no momento do teste, como forma de verificar se é seguro voltar a funcionar.
BENEFÍCIOS DE UTILIZAR O TESTE HIDROSTÁTICO
A atuação do serviço de testes hidrostáticos é utilizada principalmente para verificar se ocorreu algum vazamento dentro do sistema e para analisar a resistência, mesmo que este possua instrumento de medição próprio. Para o desenvolvimento de serviços de testes hidrostáticos, o equipamento contém líquidos específicos que podem ser aplicados nos mais diversos produtos, desde que atendam ao disposto na norma vigente.
Investir em um serviço de teste hidrostático é importante porque permite determinar os seguintes problemas:
- Defeitos existentes no material;
- Possibilidade de corrosão sob tensão e propriedades mecânicas;
- A localização do ponto onde a falha pode ocorrer.
- Pontos de tensão que podem conter erros na presença de hidrogênio
Antes de realizar os serviços de testes hidrostáticos, é aconselhável avaliar a gravidade específica e analisar a composição química do fluido de escolha para interromper eventuais obstruções e manter todo o processo funcionando como pretendido.
Portanto, os serviços de testes hidrostáticos devem ser realizados por profissionais bem treinados e qualificados para garantir que todas as especificações sejam garantidas e o procedimento seja realizado de forma simples e precisa. A atuação do serviço de teste hidrostático ainda proporciona maior resistência, durabilidade e maior vida útil ao equipamento de avaliação.
Além disso, pode ser usado para inspecionar uma variedade de equipamentos, incluindo tubulações, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, mangueiras e cilindros de gás.
PRECAUÇÕES AO REALIZAR TESTE HIDROSTÁTICO
O uso de uma bomba de teste hidrostático de qualidade é fundamental para a precisão e segurança do procedimento. É importante observar que para realizar este procedimento em uma linha de gás inflamável, o sistema deve ser retirado de serviço e mantido limpo. Além disso, a escolha de equipamentos de alta qualidade, tecnologia de ponta e assistência técnica profissional significa melhores resultados e maior segurança
NORMAS
O teste hidrostático não só garante a eficiência do sistema, como também é um requisito técnico da NR 13. A Norma Regulamentadora 13 estabelece requisitos mínimos de segurança e saúde do trabalhador com base na integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento. Abrange a instalação, inspeção, operação e manutenção, incluindo o uso de uma bomba de teste hidrostática documentada.
Teste Hidrostático na NR13
13.5.4.3 O vaso de pressão deve ser submetido ao teste hidrostático TH durante a fase de fabricação, com laudo assinado PH para comprovação, e o valor da pressão de teste afixado na placa de identificação.
13.5.4.3.1 Caso não haja comprovação documental de que o teste hidrostático TH tenha sido realizado na fase de fabricação, aplica-se o seguinte:
- Os vasos de pressão fabricados ou importados após a entrada em vigor da Portaria MTE nº 594 em 28 de abril de 2014, devem passar por TH na inspeção inicial de segurança;
- Para os vasos de pressão operando antes da entrada em vigor da Portaria MTE nº 594 em 28 de abril de 2014, a fiscalização do TH fica a critério do PH e, se necessário, deve ser realizada até a próxima inspeção periódica interna de segurança.
EQUIPAMENTOS
BOMBA PARA TESTE HIDROSTÁTICO
O equipamento é utilizado em sistemas de ar comprimido, aquecimento, hidráulica, vapor, refrigeração, instalações de óleo, instalações de sprinklers, vasos de pressão e fabricação de caldeiras. Pesa apenas 8 kg com um reservatório de 12 litros de capacidade e entrega 45 ml/hub. A avaliação é realizada enchendo o recipiente, tubo ou componente a ser inspecionado com líquido pressurizado até que uma pressão específica seja atingida. Após usar a bomba, a inspeção visual pode revelar vazamentos ou anormalidades.
extintores de incêndio
O teste hidrostático de extintores de incêndio e o teste hidrostático de mangueiras são importantes para verificar a segurança e a precisão desses dispositivos. A avaliação do extintor começa com a desmontagem da válvula e avaliação visual das roscas e interior do cilindro. Portanto, a bomba é utilizada para injetar água pressurizada no equipamento, apresentando possíveis trincas ou irregularidades. Além desta inspeção, também é importante verificar a eficácia do extintor de incêndio.
COMO FUNCIONA?
Com o extintor na câmara e a água bombeada, o recipiente se expandirá, permitindo que a água flua para fora da câmara de aço e, em seguida, libere toda a pressão, permitindo que a água flua de volta para a câmara. Sala de aço. Este teste hidrostático do extintor é feito pela quantidade de água devolvida à linha de água de alta pressão. É esta quantidade que determina se o extintor que está sendo testado passa ou não no teste hidrostático.
No entanto, ao testar hidrostaticamente um extintor de incêndio, mesmo antes de colocar o cilindro na câmara hidrostática, a válvula do cilindro deve ser removida para permitir uma inspeção visual de seu interior. Se tiver defeitos de corrosão ou qualquer falha estrutural, o cilindro falhará no teste pressurizado. Portanto, o teste hidrostático só pode ser realizado quando a carcaça ou cilindro estiver em condições normais.
MÉTODOS COMUNS
Existem três técnicas comuns de teste usadas para testar pequenos vasos de pressão e cilindros: o método da camisa de água, o método de expansão direta e o método de teste de prova.
MÉTODO CAMISA DE ÁGUA
NBR13243 DE 12/1994 CILINDROS PARA GÁS COMPRIMIDO
Teste hidráulico do método da camisa de água. método de experimento
OBJETIVO DA NORMA
Esta norma específica o método de ensaio hidrostático de camisa d’água para inspeção de cilindros de aço sem costura de acordo com a NBR 12274, o tamanho do gás é tal que a construção da camisa d’água seja viável, e as instalações permitem a colocação da camisa d’água cilindro.
Para realizar esse método, o recipiente é enchido com água e carregado em uma câmara selada (chamada camisa de teste), que também é preenchida com água. A embarcação é então pressurizada na camisa de teste por um período especificado. Isso faz com que o vaso se expanda na jaqueta de teste, o que resulta na entrada de água em um tubo de vidro que mede a expansão total. Depois que a expansão total é registrada, o vaso é despressurizado e diminui para o tamanho original aproximado. À medida que a embarcação esvazia, a água flui de volta para a jaqueta de teste.
Às vezes, o navio não retorna ao seu tamanho original. Esse segundo valor de tamanho é chamado expansão permanente. A diferença entre a expansão total e a expansão permanente determina se o navio está ou não apto para o serviço. Normalmente, quanto maior a porcentagem de expansão, maior a probabilidade de o navio ser desativado.
MÉTODO DE EXPANSÃO DIRETA
NBR10288 DE 08/2012
Cilindro de aço para gases comprimidos – Ensaio hidrostático pelo método da expansão direta
Objetivo da Norma
Prescreve método de ensaio hidrostático por expansão direta, usado na inspeção de cilindros de aço, para gases comprimidos, para avaliação de suas condições de entrada ou permanência em serviço.
O método de expansão direta envolve encher um vaso ou cilindro com uma quantidade especificada de água, pressurizar o sistema e medir a quantidade de água expelida quando a pressão é liberada. A expansão permanente e os valores totais de expansão são determinados registrando a quantidade de água forçada para dentro do navio, a pressão de teste e a quantidade de água expelida do navio.
MÉTODO DE PRESSÃO DE PROVA
O teste de pressão de prova aplica uma pressão interna e determina se o vaso contém vazamentos ou outras fraquezas, como queda de parede que pode resultar em falha. Nos Estados Unidos, esse método é permitido somente quando o Código de Regulamentos Federais dos EUA não exige valores permanentes e totais de expansão a serem registrados.
MÉTODOS ALTERNATIVOS
Alguns equipamentos podem não ser projetados para lidar com as cargas necessárias para um teste de pressão. Nesses casos, métodos alternativos, como testes pneumáticos, devem ser empregados. O teste pneumático é outro tipo de teste de pressão que envolve pressurizar o vaso com um gás, como ar ou nitrogênio, em vez de água. No entanto, deve-se ter cuidado especial ao realizar testes pneumáticos, pois os meios gasosos conseguem ser compactados e contidos em quantidades maiores em comparação aos testes hidrostáticos.
VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE SUPORTE PARA TESTE HIDROSTÁTICO?
Portanto, se você tem interesse em teste hidrostático, ou precisa apenas de um orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.
FAQ SOBRE TESTE HIDROSTÁTICO
Quando fazer o teste?

O Teste Hidrostático pode ser usado para examinar diversos tipos diferentes de equipamento, incluindo os oleodutos, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.
Como é feito o teste?

O teste é realizado colocando o extintor dentro de uma câmara de aço completamente cheia de água sob pressão, bombeada para dentro do recipiente a ser testado.
Qual a validade do teste?

O Teste Hidrostático possui validade de 5 anos Conforme as especificações da NBR 15808 e com certificação do INMETRO.
Quem pode fazer o teste?

O teste deve ser conduzido por empresa especializada, que possua os equipamentos apropriados e siga os procedimentos determinados pelo INMETRO. A primeira parte do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é visual.
Qual a finalidade do teste nos tanques de armazenamento?

O teste hidrostático em tanques apresenta benefícios como ter mais segurança no uso dos tanques, um maior prolongamento na vida útil deles, que fará com que a empresa utilize os mesmos equipamentos por um tempo maior, sem precisar repor outro, evitará vazamentos e terá um custo benefício maior dentro do tempo de uso.
Quais são os cuidados que devem ser tomados no teste?

A realização de um teste hidrostático também requer alguns cuidados, que envolvem tanto a segurança quanto a precisão do resultado. A gravidade específica e química do fluido de ensaio precisa ser conhecida, já que alguns fluidos podem se tornar corrosivos e afetar o equipamento.
ENTRE EM CONTATO!
Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.
Escolha o meio de contato que for melhor para você!
QUER CONTINUAR INFORMADO?
Gostaria de ficar por dentro de todas as novidades que pulicamos em nosso site?
Faça sua inscrição e receba nossos e-mails com conteúdos de qualidade sobre inspeção, qualificação, consultoria, engenharia e treinamento de soldagem.
CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM
REGIÕES DE ATENDIMENTO INSPESOLDA
A Inspesolda atende em todo o território nacional. Entretanto, com sede em Osasco, a Inspesolda tem o foco de atuação no estado de São Paulo.
REGIÕES DE SÃO PAULO ONDE A INSPESOLDA ATENDE:
Grande São Paulo
- ABC
- ABCD
- Alphaville
- Arujá
- Barueri
- Caierias
- Cajamar
- Cotia
- Diadema
- Embu
- Embu das Artes
- Embu Guaçú
- Franco da Rocha
- Guarulhos
- Itapecerica da Serra
- Itapevi
- Jandira
- Mairiporã
- Mauá
- Osasco
- Ribeirão Pires
- Santana de Parnaíba
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Caetano do sul
- Suzano
- Taboão da Serra
Litoral de São Paulo
- Bertioga
- Cananéia
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Iguape
- Ilha Comprida
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Peruíbe
- Praia Grande
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Sebastião
- São Vicente
- Ubatuba
Região Central
- Aclimação
- Bela Vista
- Bom Retiro
- Brás
- Cambuci
- Centro
- Consolação
- Higienópolis
- Glicério
- Liberdade
- Luz
- Pari
- República
- Santa Cecília
- Santa Efigênia
- Sé
- Vila Buarque
Zona Leste
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
Zona Norte
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane
- Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- TucuruviVila
- Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
Zona Oeste
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
Zona Sul
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M’Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
ENCONTRE ARTIGOS
CATEGORIAS DE ARTIGOS
TOP 5 ARTIGOS
1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!
2 – Símbolos Básicos de Soldagem
3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber
4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1
5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva
ARTIGOS RECENTES
- Ensaio de Partículas Magnéticas
DETECTANDO DEFEITOS INVISÍVEIS: O ENSAIO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS ENSAIO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS O Ensaio De …
- Inspeção Visual de Solda
A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VISUAL DE SOLDA NA GARANTIA DE QUALIDADE INSPEÇÃO VISUAL DE SOLDA …
- Nr-13 Vasos De Pressão
NR-13 VASOS DE PRESSÃO: NORMAS, REGULAMENTOS E SEGURANÇA INDUSTRIAL NR-13 VASOS DE PRESSÃO Os vasos …
- Teste De Resistência
IMPORTÂNCIA DO TESTE DE RESISTÊNCIA NA INDÚSTRIA TESTE DE RESISTÊNCIA Você já se perguntou como …
- Arco Submerso
SOLDAGEM POR ARCO SUBMERSO: UMA PROFUNDIDADE DE CONHECIMENTO ARCO SUBMERSO Entre os diversos métodos de …
Compartilhe!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em sua rede social preferida.
Os arquivos nesta página são protegidos por direitos autorais. Sem a autorização do autor, é proibido copiar todo ou parte de seu conteúdo, ou mesmo citar nossos links. Artigo 184 da Lei Penal, Declaração de 98-Art 9.610 como violação dos direitos de propriedade intelectual.