Categorias
Inspeção

TESTE HIDROSTÁTICO: GARANTINDO A INTEGRIDADE DO SEU EQUIPAMENTO

Teste hidrostático

Quando se trata de testar a integridade dos produtos de fabricação, há vários tipos de testes que podem ser realizados. Testes de pressão e vácuo são comumente usados ​​para garantir a integridade das soldas. Medidas de teste de pressão do lado de fora de um componente e medidas de teste de vácuo do lado de dentro de um componente. O teste hidrostático é um tipo comum de teste de pressão utilizado em várias indústrias de manufatura e é frequentemente usado na requalificação de caixas de baixa pressão.

O que é teste hidrostático?

O teste hidrostático é um processo usado para inspecionar equipamentos como cilindros de extintores de incêndios, tanques de armazenamento, cilindros de gás e tubulações químicas, através do uso de um testador hidrostático. O equipamento é examinado quanto a vazamentos e a integridade geral das unidades é avaliada. O testador hidrostático mede a taxa de expansão do tubo sob pressão da água, o que determina se a unidade pode suportar com segurança a quantidade de pressão para a qual está classificada.

Como o teste hidrostático funciona?

Realizar um teste hidrostático começa com o preenchimento de um componente com líquido, geralmente água, até que a pressão atinja um nível especificado. Uma quantidade de pressão maior que a pressão de trabalho projetada do equipamento é aplicada e mantida por um período definido, durante o qual o equipamento é examinado quanto a vazamentos. Ao aplicar corante fluorescente ou substância semelhante ao líquido, a inspeção pode ser mais facilmente executada e analisada, se necessário.

Para que é utilizado o teste hidrostático?

O teste hidrostático é frequentemente usado para qualificar uma peça de equipamento que foi reparada ou reconstruída antes de retornar ao serviço. É comumente usado para testar caixas de aço inoxidável de baixa pressão que precisam ser testadas. Um teste hidrostático indicará se há ou não vazamentos no equipamento no momento do teste, como forma de verificar se é seguro voltar a funcionar.

TESTE HIDROSTATICO

Métodos Comuns

Existem três técnicas comuns de teste hidrostático que são usadas para testar pequenos vasos de pressão e cilindros: o método da camisa de água, o método de expansão direta e o método de teste de prova.

Método camisa de água

Para realizar esse método, o recipiente é enchido com água e carregado em uma câmara selada (chamada de camisa de teste), que também é preenchida com água. A embarcação é então pressurizada dentro da camisa de teste por um período de tempo especificado. Isso faz com que o vaso se expanda dentro da jaqueta de teste, o que resulta na entrada de água em um tubo de vidro que mede a expansão total. Depois que a expansão total é registrada, o vaso é despressurizado e diminui para o tamanho original aproximado. À medida que a embarcação esvazia, a água flui de volta para a jaqueta de teste.

Às vezes, o navio não retorna ao seu tamanho original. Esse segundo valor de tamanho é chamado de expansão permanente. A diferença entre a expansão total e a expansão permanente determina se o navio está ou não apto para o serviço. Normalmente, quanto maior a porcentagem de expansão, maior a probabilidade de o navio ser desativado.

Método de expansão direta

O método de expansão direta envolve encher um vaso ou cilindro com uma quantidade especificada de água, pressurizar o sistema e medir a quantidade de água que é expelida quando a pressão é liberada. A expansão permanente e os valores totais de expansão são determinados registrando a quantidade de água forçada para dentro do navio, a pressão de teste e a quantidade de água expelida do navio.

Método de pressão de prova

O teste de pressão de prova aplica uma pressão interna e determina se o vaso contém vazamentos ou outras fraquezas, como queda de parede que pode resultar em falha.1 Nos Estados Unidos, esse método é permitido somente quando o Código de Regulamentos Federais dos EUA não exige valores permanentes e totais de expansão a serem registrados.

Métodos alternativos

Alguns equipamentos podem não ser projetados para lidar com as cargas necessárias para um teste de pressão. Nesses casos, métodos alternativos, como testes pneumáticos, devem ser empregados. O teste pneumático é outro tipo de teste de pressão que envolve pressurizar o vaso com um gás, como ar ou nitrogênio, em vez de água. No entanto, deve-se ter cuidado especial ao realizar testes pneumáticos, pois os meios gasosos têm a capacidade de serem compactados e contidos em quantidades maiores em comparação aos testes hidrostáticos.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *