Inspeção Visual de Solda

Inspeção Visual de Solda

Histórico do ensaio

O ensaio visual (EVS)  dos metais foi o primeiro método de ensaio não destrutivo aplicado pelo homem. É, com certeza, o ensaio mais barato, usado em todos os ramos da indústria. Assim, a inspeção visual exige definição clara e precisa de critérios de aceitação e rejeição

As técnicas de inspeção visual de solda dependem do olho auxiliar e não são auxiliares para inspeção de uma peça, é o método de teste mais comum usado em todos os setores.

O Teste Visual é parte integrante de todos os outros métodos de teste. O método de teste visual pode ser realizado pelas respostas diretas na linha de visão de uma amostra ou pode ser usado indiretamente através do uso de espelhos, boroscópios ou através de respostas remotas.

Uma inspeção visual pode ser auxiliada pelo uso de uma lente de aumento ou não com o olho nu. Muitos defeitos podem ser encontrados usando testes visuais, incluindo rachaduras, corrosão, dessalinização de peças e descoloração.

Fatores influenciadores

A inspeção visual de solda a olho nu é afetada pela distância entre o olho do observador e o objeto examinado. A distância recomendada para inspeção situa-se em torno de 25 cm: abaixo desta medida, começam a ocorrer distorções na visualização do objeto. Existem outros fatores que podem influenciar na detecção de descontinuidades no ensaio visual.

  • Limpeza da superfície As superfícies das peças ou partes a serem examinadas devem ser cuidadosamente limpas, de tal forma que resíduos como graxas, óleos, poeira, oxidação etc. não impeçam a detecção de possíveis descontinuidades e/ou até de defeitos. ·
  • Acabamento da superfície O acabamento superficial resultante de alguns processos de fabricação – fundição, forjamento, laminação – pode mascarar ou esconder descontinuidades; portanto, dependendo dos requisitos de qualidade da peça, elas devem ser cuidadosamente preparadas (decapadas, rebarbadas, usinadas) para, só então, serem examinadas. ·
  • Nível de iluminação e seu posicionamento O tipo de luz utilizada também influi muito no resultado da inspeção visual. A luz branca natural, ou seja, a luz do dia, é uma das mais indicadas; porém, por problemas de layout, a maioria dos exames é feita em ambientes fechados, no interior de fábricas. Utilizam-se, então, lâmpadas elétricas, que devem ser posicionadas atrás do inspetor, ou em outra posição qualquer, de modo a não ofuscar sua vista.
  • Contraste entre a descontinuidade e o resto da superfície A descontinuidade superficial de um determinado produto deve provocar um contraste, ou seja, uma diferença visual clara em relação à superfície de execução do exame. Esta característica deve ser avaliada antes de se escolher o exame visual como método de determinação de descontinuidades, para evitar que possíveis defeitos sejam liberados equivocadamente.

Enquanto as inspeções aplicadas forem executadas, o Método de Teste Visual será uma das ferramentas mais importantes que um inspetor pode ter em seu arsenal.

Uma inspeção visual de solda pode ser usada para inspeção de superfície interna e externa de vários tipos de equipamentos, incluindo tanques de armazenamento, vasos de pressão, tubulações e outros equipamentos.

A inspeção visual de solda é simples e menos avançada tecnologicamente em comparação com outros métodos. Apesar disso, ele ainda tem várias vantagens sobre os métodos mais high-tech.

Comparado a outros métodos, é muito mais econômico, isso ocorre porque não há equipamento necessário para executa-lo. Por razões semelhantes, também é uma das técnicas de inspeção mais difíceis de executar, Um inspetor bem treinado pode detectar a maioria dos sinais de danos.

Vantagens das técnicas de inspeção visual:

  • Barato
  • Pouco ou nenhum equipamento necessário
  • Fácil de treinar
  • Portátil
  • Preparação mínima da peça

Desvantagens das técnicas de inspeção visual:

  • Apenas indicações de superfície
  • Permitido apenas é capaz de detectar grandes falhas
  • Possível má interpretação de falhas

Normas/Qualificação

O treinamento em inspeção visual, embora fácil de aprender, requer qualificação. Ao aprender os testes visuais, você pode preparar para qualquer setor que dependa de técnicas de inspeção visual. Os testes não destrutivos que envolvem técnicas de inspeção visual são uma maneira eficaz de executar o END primário;

A NBR NM 315 de 11/2017 – Ensaios não destrutivos — Ensaio Visual — Requisitos e práticas recomendadas especifica os requisitos exigíveis e práticas recomendadas na realização de ensaios não destrutivos por meio visual, auxiliado ou não por dispositivo ótico. Pode ser aplicada em ensaios de acabamento de peças; alinhamentos; preparação de superfícies; juntas preparadas para soldagem; juntas soldadas; fundidos; forjados; laminados; revestimentos; identificação de estados de superfícies; deformações e avarias mecânicas; evidências de vazamentos; e outros tipos verificáveis visualmente.

Para a realização do ensaio visual, deve ser qualificado um procedimento contendo no mínimo os seguintes itens: objetivo; norma de referência; qualificação de pessoal; técnica de ensaio; estado disponível da superfície; técnica de preparação da superfície; condição superficial; condições de iluminamento; instrumentos e equipamentos a serem utilizados; relação de descontinuidades, irregularidades e/ou condições a serem observadas durante o ensaio; sequência do ensaio quando aplicado; e sistemática de registro dos resultados.

Ϙ INSPESOLDA – INSPEÇÃO VISUAL DE SOLDA.

inspeção visual

Devido à seriedade de ser feito um trabalho por inspeção visual de solda com qualidade e eficácia, a INSPESOLDA construiu uma equipe de profissionais capacitados e experientes para analisar, verificar e executar todas as atividades pertinentes a ensaios não destrutivos para inspeção de equipamentos.

A nossa empresa de inspeção visual de solda conta com uma equipe comprometida com a missão e os valores da INSPESOLDA proporcionando assim uma sinergia em todos os processos a empresa.

Além disso, a busca pela excelência na inspeção visual de solda proporcionou a INSPESOLDA ser uma empresa capaz de oferecer o melhor custo-benefício para sua carteira diversificada de clientes.

Você está precisando de uma inspeção visual de solda?

Se você tem interesse em inspeção visual de solda ou precisa de orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com

Encontre o Serviço que Precisa


SERVIÇOS

INSPEÇÃO

QUALIFICAÇÃO & CERTIFICAÇÃO

Certificado de soldador

CONSULTORIA

ENGENHARIA

SUPORTE TÉCNICO

TREINAMENTO


Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.