Inspeção de Solda

Inspeção de Solda

Muitas características de uma solda podem ser avaliadas durante a inspeção de soldagem – algumas relacionadas ao tamanho da solda e outras relacionadas à presença de descontinuidades na solda. O tamanho de uma solda pode ser extremamente importante, pois muitas vezes se relaciona diretamente à força e ao desempenho da solda. Por exemplo, soldas de tamanho menor podem não suportar tensões aplicadas durante o serviço.

Dependendo do tamanho e / ou localização, as descontinuidades da solda (imperfeições dentro ou adjacentes à solda) podem impedir que a solda atinja o desempenho pretendido. As descontinuidades de solda são geralmente chamadas de defeitos de soldagem e, às vezes, podem causar falhas prematuras na solda devido a uma redução da força ou a concentrações de tensão adicionadas no componente soldado.

As inspeções de solda são realizadas por várias razões, a mais comum delas é determinar se a solda é de qualidade adequada para a aplicação pretendida. Para avaliar a qualidade de uma solda, você deve primeiro ter critérios com os quais possa comparar as características da solda.

Códigos e padrões desenvolvidos especificamente para uma variedade de aplicações de fabricação de soldagem são usados ​​durante as inspeções de soldagem para determinar quais níveis de descontinuidades de solda são aceitáveis. É importante escolher um padrão de soldagem destinado ao uso em sua indústria ou aplicação.

Os critérios de aceitação da qualidade podem se originar de várias fontes. O desenho ou planta da fabricação de solda normalmente fornece tamanhos e outras informações dimensionais, como comprimento e localização das soldas. Esses requisitos dimensionais são normalmente estabelecidos através de cálculos de projeto ou são obtidos de projetos comprovados que atendem aos requisitos de desempenho da conexão soldada.

O papel de um inspetor de soldagem

A inspeção de soldagem requer uma ampla variedade de conhecimentos por parte do inspetor, incluindo o entendimento de desenhos, símbolos e qualificação de procedimentos de soldagem; projeto de junta de solda; código e requisitos padrão; e técnicas de inspeção e teste.

Por esse motivo, muitos códigos e normas de soldagem exigem que o inspetor de solda seja formalmente qualificado. Existem vários cursos de treinamento e programas de certificação para inspeção de soldagem.

Inspeção Radiográfica

Isso é realizado onde os componentes soldados exigem uma técnica de inspeção muito crítica devido à sua aplicação.

O blindagem de radiação de raios gamas e de raio x é um requisito rigoroso; isso pode ser feitos por meios portáteis ou senão os componentes podem ser levados para um prédio especializado para serem radiografados.

De qualquer forma, os componentes relativos são expostos à fonte radioativa a partir da qual uma radiografia é produzida. Isso mostrará irregularidades na soldagem quando verificado por um intérprete de radiografia experiente.

Inspeção de partículas magnéticas

A área soldada é revestida com um fluxo magnético contendo partículas de ferro ferroso. Um ímã de feixe elétrico é colocado através do fluxo produzindo um campo magnético visível. Qualquer rachadura superficial ou irregularidades de solda tornar-se-ão evidentes pelo acúmulo do fluxo devido à formação de um novo pólo magnético em cada lado da rachadura.

Este método de serviço de inspeção de soldagem é muito barato e rápido, no entanto, ele só é usado para verificar imperfeições de superfície em soldas de fileiras e, claro, só pode ser usado em metais ferrosos.

Teste Ultrassom

Este método pode detectar irregularidades superficiais e internas nos processos de soldagem de metais ferrosos e não ferrosos.

Funciona transmitindo ondas de som pulsantes de alta frequência através da solda, sendo os resultados transmitidos para um monitor. Se o pulso entrar em contato com uma irregularidade na solda, as ondas são enviadas de volta ao transmissor e aparecem na tela do monitor. O defeito pode ser observado com muita precisão, mas requer um operador experiente para interpretar os traçados no monitor.

Líquidos Penetrantes

Este sistema opera com um princípio de ação em que um fluido na forma de um corante fluorescente ou não fluorescente é aplicado a uma superfície de solda.

Uma vez que o fluido tenha tido tempo para penetrar na superfície, (entre 15 e 30 minutos) o excesso é apagado e um fluido em desenvolvimento aplicado. O desenvolvedor extrai fluido de qualquer falha e, quando visto sob uma luz UV ou branca, as imperfeições na solda tornam-se visíveis.

Ϙ INSPESOLDA – INSPEÇÃO DE SOLDA

tipos de inspeção de solda
tipos de inspeção de solda

Devido à seriedade de ser feito um trabalho por inspeção de solda com qualidade e eficácia, a INSPESOLDA construiu uma equipe de profissionais capacitados e experientes para analisar, verificar e executar todas as atividades pertinentes a ensaios não destrutivos para inspeção de equipamentos.

A nossa empresa de inspeção de solda conta com uma equipe comprometida com a missão e os valores da INSPESOLDA proporcionando assim uma sinergia em todos os processos a empresa.

Além disso, a busca pela excelência na inspeção de solda proporcionou a INSPESOLDA ser uma empresa capaz de oferecer o melhor custo-benefício para sua carteira diversificada de clientes.

Você está precisando de uma inspeção de solda?

Se você tem interesse em inspeção de solda ou precisa de orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com

Encontre o Serviço que Precisa


SERVIÇOS

INSPEÇÃO

QUALIFICAÇÃO & CERTIFICAÇÃO

Certificado de soldador

CONSULTORIA

ENGENHARIA

SUPORTE TÉCNICO

TREINAMENTO


Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.