Inspeção de Solda por Ultrassom (US)

Inspeção de Solda por Ultrassom (US)

A inspeção por ultrassom é um método de ensaio não destrutivo que consiste em detectar descontinuidades em peças indústrias de  espessuras maiores. O procedimento é de fundamental importância para a identificação de erros que precisam ser corrigidos, de modo a proporcionar a segurança e a excelência da atividade em uma indústria. São diversos os segmentos que buscam o serviço de inspeção por ultrassom, dentre os quais se destacam o setor de petróleo e gás, energia, álcool, aeroespacial e siderúrgico.

Feita com equipamento moderno e de alta tecnologia, a inspeção de solda por ultrassom segue rigorosamente as normas e os procedimentos e aos produtos que passam por sua aplicação, DAS NORMAS ASME, AWS, a DIN, a ASTM, entre outros.

Com excelente custo-benefício, a inspeção de solda por ultrassom é realizada por profissionais altamente especializados, que possuem qualificações nas modalidades ABENDI, ASNT E FBTS.

O Processo

O ensaio por ultrassom é uma técnica não destrutiva que detecta as vibrações ou ondas acústicas e mecânicas, localizando as descontinuidades ou falhas internas das peças.

As ondas sonoras de alta frequência são muito direcionais e viajam através de um meio (como um pedaço de aço ou plástico) até encontrar um limite com outro meio (como o ar), momento em que refletem de volta à sua fonte. Ao analisar essas reflexões, é possível ter uma medição de espessura de uma peça de teste ou encontrar evidências de rachaduras ou outras falhas internas ocultas.

Nos testes ultrassônicos, um transdutor de ultrassom conectado a uma máquina de diagnóstico é passado sobre o objeto que está sendo inspecionado. O transdutor normalmente é separado do objeto de teste por um acoplador (como óleo) ou por água, como nos testes de imersão.

Existem dois métodos para receber a forma de onda do ultrassom:

No modo de reflexão (ou eco de pulso), o transdutor realiza o envio e o recebimento das ondas pulsadas quando o “som” é refletido de volta ao dispositivo. O ultra-som refletido vem de uma interface, como a parede traseira do objeto ou de uma imperfeição dentro do objeto. A máquina de diagnóstico exibe esses resultados na forma de um sinal com uma amplitude representando a intensidade da reflexão e a distância, representando o tempo de chegada da reflexão.

No modo de atenuação (ou transmissão direta), um transmissor envia ultrassom através de uma superfície e um receptor separado detecta a quantidade que o atingiu em outra superfície após viajar pelo meio. Imperfeições ou outras condições no espaço entre o transmissor e o receptor reduzem a quantidade de som transmitida, revelando sua presença. O uso do acoplador aumenta a eficiência do processo, reduzindo as perdas na energia das ondas ultrassônicas devido à separação entre as superfícies.

Com a inspeção de solda por ultrassom é possível identificar os problemas dos equipamentos e agir de acordo com os problemas, proporcionando uma maior durabilidade e aumentando a qualidade dos produtos testados. O método do ultrassom prioriza diminuir o grau de incerteza do material ou das peças, deixando-os aptos para atuar com máxima eficácia.

Características

O teste ultrassônico é completamente não destrutivo. A peça não precisa ser cortada, exposta a produtos químicos prejudiciais. O acesso a apenas um lado é necessário, ao contrário da medição com ferramentas de espessura mecânica, como pinças e micrômetros.

Não há riscos potenciais à saúde associados aos testes ultrassônicos, diferentemente da radiografia. Quando um teste foi configurado corretamente, os resultados são altamente repetíveis e confiáveis.

Recomenda-se que a inspeção de solda por ultrassom seja efetuada em intervalos regulares, para que se evite que um maior desgaste dos equipamentos, ou, pior, que este passe desapercebido, resultando em aumento considerável na chance de falhas durante a operação e, em última instância na quebra da solda.

Assim, revela-se importante contar com soldas de alta qualidade, para que as manutenções não precisem ser executadas com tanta frequência.

Na primeira instalação e solda de equipamentos, a inspeção de solda por ultrassom é vital, pois durante o trabalho de soldagem das peças pode ocorrer falhas na solda, resultando em uma durabilidade reduzida. É fundamental que estas falhas sejam corrigidas imediatamente após a sua identificação, medida tomada a fim de evitar acidentes e tempo inoperante do dispositivo.

Uma das características mais úteis dos testes é a capacidade de determinar a posição exata de uma descontinuidade interna em uma solda. Esse método de teste requer um alto nível de treinamento e competência do operador e depende do estabelecimento e aplicação de procedimentos de teste adequados.

Este método de teste pode ser usado em  materiais metálicos (ferrosos) e não ferrosos, geralmente é adequado para testar seções mais espessas acessíveis apenas de um lado e pode detectar linhas mais finas ou defeitos mais simples que podem não ser tão facilmente detectados por testes radiográficos.

Ϙ INSPESOLDA – INSPEÇÃO DE SOLDA POR ULTRASSOM

INSPEÇÃO DE SOLDA POR ULTRASSOM

Devido à seriedade de ser feito um trabalho por inspeção de solda por ultrassom com qualidade e eficácia, a INSPESOLDA construiu uma equipe de profissionais capacitados e experientes para analisar, verificar e executar todas as atividades pertinentes a ensaios não destrutivos para inspeção de equipamentos.

A nossa empresa de inspeção de solda por ultrassom conta com uma equipe comprometida com a missão e os valores da INSPESOLDA proporcionando assim uma sinergia em todos os processos a empresa.

Além disso, a busca pela excelência na inspeção de solda por ultrassom proporcionou a INSPESOLDA ser uma empresa capaz de oferecer o melhor custo-benefício para sua carteira diversificada de clientes.

Você está precisando de uma inspeção de solda por ultrassom?

Se você tem interesse em inspeção de solda por ultrassom ou precisa de orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com

Encontre o Serviço que Precisa


SERVIÇOS

INSPEÇÃO

QUALIFICAÇÃO & CERTIFICAÇÃO

Certificado de soldador

CONSULTORIA

ENGENHARIA

SUPORTE TÉCNICO

TREINAMENTO


Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.