Ensaio por Ultrassom (US)

Ensaio por Ultrassom (US)

O princípio da inspeção de solda por ultrassom baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação dentro do material. A onda será refletida e retornará até a sua fonte geradora, isto se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe sônico emitido

No ensaio, as ondas se propagam em um meio elástico em direção à peça a ser ensaiada e, se for encontrado algum tipo de descontinuidade, é gerado um eco de reflexo na tela do aparelho de ultrassom, caracterizando uma peça não conforme. As aplicações deste ensaio são inúmeras: soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos e não ferrosos, ligas metálicas, vidro, borracha, materiais compostos, tudo permite ser analisado por ultrassom. Indústria de base (usinas siderúrgicas) e de transformação (mecânicas pesadas), indústria automobilística, transporte marítimo, ferroviário, rodoviário, aéreo e aeroespacial.

O ultrassom é o método de ensaio não destrutivo mais utilizado mundialmente para verificação de descontinuidades internas nos materiais. Geralmente, as dimensões reais de uma descontinuidade interna podem ser estimadas com uma razoável precisão através da altura dos ecos refletidos, fornecendo meios para que a peça possa ser aceita ou rejeitada, com base nos critérios de aceitação da norma aplicável.

A inspeção de solda por ultrassom é uma técnica que possui como função fundamental garantir a integridade de uma máquina ou peça por meio dos aparelhos de ultrassom. A inspeção busca identificar descontinuidades internas em equipamentos, peças, tubos e chapas usados pelas indústrias. Após o período de verificação, tem o objetivo também de mapear com precisão a descontinuidade encontrada.

O descobrimento de anormalidades durante a fabricação como trincas, falta de fusão, falta de penetração e outros podem ser identificados com uma inspeção de solda por ultrassom produzida de modo correto. Além disso, com a inspeção de solda se torna praticável a fiscalização do estado de deterioramento ou corrosão de uma peça e assim recebe-se informações relevantes de um jeito mais contundente, com a meta de eliminar a possibilidade de acarretar prejuízos ou rompimento do aparelho, o que leva a um rendimento de qualidade mais contínuo.

Com a inspeção de solda por ultrassom é possível detectar irregularidades, monitorar o desgaste e coletar dados importantes de uma maneira precisa e eficaz, com o objetivo de evitar maiores danos ao equipamento e garantindo assim a estabilidade do mesmo.

Requisitos básicos para ensaio de solda por ultrassom:

  • Operador treinado e qualificado;
  • Norma técnica e procedimento;
  • Aparelho de ultrassom;
  • Transdutores;
  • Acoplante;
  • Blocos de calibração e de referência;
  • Material a ser ensaiado.

O ultrassom em soldas funciona por meio da emissão de ondas sonoras, geradas por vibração de cristais que ficam dentro dos transdutores (cabeçotes).

Diversos transdutores podem ser utilizados para o ultrassom em soldas, sendo que cada um deles é capaz de emitir ondas em diferentes frequências, aumentando assim a capacidade de realizar ensaios em peças com espessuras maiores. E, por meio do ultrassom em soldas, podem ser detectadas até mesmo pequenas descontinuidades, com alta precisão.

A realização desse ensaio não demanda o isolamento da área, e o laudo é emitido imediatamente, proporcionando assim maior agilidade. Além disso, o equipamento de ultrassom em soldas é portátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

A modalidade de ensaio não destrutivo visa uso de técnicas na inspeção de materiais e equipamento sem danificá-los e podem ser realizadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção, contribuindo para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que utilizadoras. O tipo de ensaio não destrutivo ultrassom é um dos vários tipos ensaio não destrutivo, assim como os ensaios por partículas magnéticas, líquido penetrante, ensaio visual e ensaio radiográfico.

Ao contrário dos ensaios por radiações penetrantes, o ensaio por ultrassom não requer planos especiais de segurança ou quaisquer acessórios para sua aplicação.

VANTAGENS NO ENSAIO DE SOLDA POR ULTRASSOM

  • Pode ser executado em materiais metálicos e não metálicos.
  • Não necessita, para inspeção, do acesso por ambas as superfícies da peça.
  • Permite localizar e dimensionar com precisão as descontinuidades.
  • É um ensaio mais rápido do que radiografia.
  • Pode ser executado em juntas de geometria complexa, como nós de estruturas tubulares.
  • Não requer paralisação de outros serviços durante a sua execução e não requer requisitos rígidos de segurança.

LIMITAÇÕES E DESVANTAGENS NO ENSAIO DE SOLDA POR ULTRASSOM

  • Não se aplica às peças cuja forma, geometria e rugosidade superficial impeçam o perfeito acoplamento do cabeçote à peça.
  • O grão grosseiro de certos metais de base e  juntas soldadas (particularmente ligas de níquel e aço inoxidável austenítico) pode dispersar o som e causar sinais que perturbem ou impeçam o ensaio.
  • O reforço da raiz, cobre-juntas e outras condições aceitáveis podem causar indicações falsas.
  • Peças pequenas ou pouco espessas são difíceis de inspecionar.

Feita com equipamento moderno e de alta tecnologia, a inspeção por ultrassom segue rigorosamente as normas e os procedimentos concernentes ao procedimento e aos produtos que passam por sua aplicação, tais como a ASME, AWS, a DIN, a ASTM, entre outros.

Com excelente custo-benefício, a inspeção por ultrassom é realizada por profissionais altamente especializados, que possuem qualificações nas modalidades ABENDI, ASNT E FBTS. Além disso, é uma atividade cuja agilidade e eficiência estão entre as principais vantagens.

Um dos principais aparelhos usados para facilitar o ensaio de ultrassom industrial é o ultrassom Phased Array, que proporciona o ensaio não destrutivo e é feito com um transdutor ultrassônico. Essa tecnologia faz com que a inspeção seja rápida e precisa, com registro de dados feitos por softwares e com melhoria na visualização de possíveis defeitos.

Outro aparelho usado no ensaio de ultrassom industrial é o TOFD, que é semelhante ao Phased Array. Esses são modelos de ensaios de ultrassom que fazem parte de um processo complexo, que deve ser executado por uma equipe especializada para detectar descontinuidades em peças, identificar as falhas e, assim, corrigi-las.

A escolha de uma empresa de inspeção por ultrassom deve ser feita com muita atenção, para garantir que o serviço seja bem realizado, oferecendo resultados com rapidez, eficiência e ótimo custo-benefício. Para ter a certeza de uma inspeção por ultrassom de alta qualidade, basta contar com a inspesolda.

Ϙ INSPESOLDA – ENSAIO POR ULTRASSOM

Devido à seriedade de ser feito um trabalho de inspeção em caldeira com qualidade e eficácia, a INSPESOLDA construiu uma equipe de profissionais capacitados e experientes para analisar, verificar e executar todas as atividades pertinentes a ensaios não destrutivos para inspeção de equipamentos.

A nossa empresa de ensaio por ultrassom conta com uma equipe comprometida com a missão e os valores da INSPESOLDA proporcionando assim uma sinergia em todos os processos a empresa.

Além disso, a busca pela excelência em ensaio por ultrassom proporcionou a INSPESOLDA ser uma empresa capaz de oferecer o melhor custo-benefício para sua carteira diversificada de clientes.

Você está precisando de um ensaio por ultrassom?

Se você tem interesse em ensaio por ultrassom ou precisa de orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com

Encontre o Serviço que Precisa


SERVIÇOS

INSPEÇÃO

QUALIFICAÇÃO & CERTIFICAÇÃO

Certificado de soldador

CONSULTORIA

ENGENHARIA

SUPORTE TÉCNICO

TREINAMENTO


Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.