Categorias
Qualificação

REGISTRO DE QUALIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Registro de qualificação de procedimento de soldagem

Uma especificação de procedimento de soldagem (EPS) é o documento formal por escrito que descreve os procedimentos de soldagem, que fornece orientações aos soldadores ou operadores de soldagem para fazer soldas de produção de som e de qualidade, conforme os requisitos do código e registro de qualificação de procedimento de soldagem

O objetivo do documento é orientar os soldadores para os procedimentos aceitos, de modo que técnicas de soldagem repetíveis e confiáveis ​​sejam usadas. Uma EPS é desenvolvido para cada liga de material e para cada tipo de soldagem usado. Códigos específicos e / ou sociedades de engenharia costumam ser a força motriz do desenvolvimento da EPS de uma empresa.

Uma EPS é suportado por um Registro de Qualificação de Procedimento (RQPS). Um RQPS é um registro de uma solda de teste executada e testada (com mais rigor) para garantir que o procedimento produza uma boa solda.

Soldadores individuais são certificados com um teste de qualificação documentado em um Registro de Teste de Qualificação de Soldador que mostra que eles têm o entendimento e a capacidade demonstrada de trabalhar dentro do EPS especificado

Introdução

A seguir, são apresentadas definições de EPS e RQP em vários códigos e padrões:

De acordo com a American Welding Society (AWS), um EPS fornece em detalhes as variáveis ​​de soldagem necessárias para aplicação específica para garantir a repetibilidade por soldadores adequadamente treinados.

A AWS define o RQP de soldagem como um registro das variáveis ​​de soldagem usadas para produzir uma soldagem de teste aceitável e os resultados dos testes realizados na soldagem para qualificar uma Especificação de Procedimento de Soldagem. Para construção em aço (estruturas de engenharia civil), o AWS D1.1 é um padrão amplamente utilizado.

Ele especifica uma opção de pré-qualificação ou uma opção de qualificação para aprovação de processos de soldagem.

A Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) define similarmente uma EPS como um documento escrito que fornece orientação ao soldador ou operador de soldagem para fazer soldas de produção de acordo com os requisitos do Código.

A ASME também define o RQP de soldagem como um registro de variáveis ​​registradas durante a soldagem do cupom de teste. O registro também contém os resultados dos testes das amostras testadas.

O Canadian Welding Bureau, através das normas CSA W47.1, W47.2 e W186, especifica uma EPS e uma Folha de dados de procedimento de soldagem (WPDS) para fornecer orientação ao supervisor de soldagem, soldadores e operadores de soldagem.

registro de qualificação de procedimento de soldagem

EPS e RQPS

O EPS fornece informações gerais sobre o processo de soldagem e o agrupamento de materiais que estão sendo soldados, enquanto o RQPS fornece variáveis ​​/ parâmetros / condições de soldagem específicos para a soldagem específica.

Todas as EPS e RQPS devem ser analisadas e aceitas de forma independente pelo Canadian Welding Bureau antes do uso. Esses padrões da CSA também definem requisitos para o teste de qualificação de procedimentos para apoiar a aceitação da RQPS.

Um registro do teste de qualificação do procedimento e os resultados devem ser documentados em um registro de qualificação do procedimento.Todos os RQPS são testemunhados de forma independente pelo Canadian Welding Bureau.

Na Europa, o Comitê Europeu de Padronização (CEN) adotou as normas ISO sobre qualificação de procedimentos de soldagem (ISO 15607 a ISO 15614), que substituíram a antiga norma europeia EN 288.

A EN ISO 15607 define EPS como “um documento que foi qualificado por um dos métodos descritos na seção 6 e fornece as variáveis ​​necessárias do procedimento de soldagem para garantir a repetibilidade durante a soldagem de produção “.

O mesmo padrão define um Registro de qualificação do procedimento de soldagem (RQPS) como “Registro que compreende todos os dados necessários para a qualificação de uma especificação preliminar do procedimento de soldagem”.

Além do procedimento de qualificação padrão do EPS especificado na ISO 15614, a série de padrões ISO 156xx também fornece métodos alternativos de aprovação do EPS. Eles incluem: consumíveis de soldagem testados (ISO 15610), experiência anterior de soldagem (ISO 15611), procedimento de soldagem padrão (ISO 15612) e teste de soldagem de pré-produção (ISO 15613).

No setor de oleodutos e gasodutos, o padrão API 1104 do American Petroleum Institute é usado quase exclusivamente em todo o mundo. A API 1104 aceita as definições do código da American Welding Society AWS A3.0.

A EPS é de dois tipos – EPS pré-qualificado (pEPS) e EPS qualificado.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *