Categorias
Qualificação

QUALIFICAÇÃO DE SOLDADOR PROGRESSO IMPORTANTE PARA SUA EMPRESA

Qualificação de soldador

A qualificação do soldador é baseada em testes especialmente projetados para determinar a habilidade e a capacidade de um soldador de depositar metal de solda sólido.

A parte principal do teste do soldador consiste em soldar um ou mais cupons de teste que são examinados usando métodos não destrutivos e destrutivos.

A extensão da certificação é descrita por várias variáveis, que incluem o processo de soldagem específico, tipo de metal depositado, espessura, projeto da junta, posição, suporte e outros.

Na maioria das vezes, o teste é realizado de acordo com um código específico. Dependendo dos requisitos do produto, o teste pode ser administrado sob os auspícios de uma organização nacional ou internacional, como a American Welding Society (AWS) ou a American Society of Mechanical Engineers (ASME), mas os fabricantes também podem especificar seus próprios padrões e requisitos. .

A maioria das certificações expira após um certo limite de tempo e possui requisitos diferentes para renovação ou extensão da certificação.

Nos EUA, a qualificação de soldadores é realizada de acordo com os padrões da AWS D1.1, ASME Seção IX e API 1104 , que também são usados ​​em outros países. Alguns estados têm suas próprias qualificação de soldadores que substituem as qualificações da AWS, mas a maioria se refere à AWS, ASME ou API.

No Canadá, a qualificação de soldadores é realizada de acordo com as normas CSA e ASME.

O código ASME é normalmente usado para aplicações de vasos de pressão e tubulações de pressão, e os padrões da CSA são usados ​​para aplicações estruturais, de fabricação em geral e sem pressão.

Existem três principais normas da CSA nas quais os soldadores podem ser qualificados: CSA W47.1 para aços (incluindo aços inoxidáveis), CSA W47.2 para alumínio e CSA W186 para barras de reforço. Sob esses padrões da CSA, o teste de qualificação do soldador é realizado a cada 2 anos pelo Canadian Welding Bureau para garantir a competência contínua.

Na Europa, o Comitê Europeu de Normalização (CEN) adotou as normas ISO sobre qualificação de soldadores (ISO 9606), para substituir a antiga série européia EN 287.

Os operadores de sistemas de soldagem automatizados são certificados de acordo com a EN 1418.Na Europa, os soldadores são frequentemente certificados por organismos de certificação de pessoal de terceiros, como o The Welding Institute (TWI / CSWIP).

Os soldadores envolvidos na fabricação de equipamentos abrangidos pelo escopo da Diretiva Equipamentos sob pressão devem ser aprovados por terceiros competentes, que podem ser um organismo notificado ou uma organização terceirizada reconhecida por um Estado-Membro.

Depois que um soldador passa em um teste (ou uma série de testes), seu empregador ou terceiro envolvido certifica sua capacidade de passar no teste e as limitações ou extensão em que está qualificado para soldar, como um documento escrito (registro do teste de qualificação de soldador, ou WQTR).

Normalmente, este documento é válido por um período limitado (geralmente por dois anos), após o qual o soldador deve ser testado novamente.

No entanto, algumas Qualificações são válidas apenas para um único projeto, enquanto outras são ilimitadas, desde que os soldadores não ultrapassem um período de tempo especificado sem realizar esse tipo específico de soldagem (esse período é geralmente de 6 meses).

Os soldadores devem manter um registro para demonstrar que mantiveram suas qualificação de soldador.

Certificação do inspetor de soldagem

Além de soldadores e operadores de máquinas de solda, também existem esquemas para certificar independentemente os inspetores de soldagem e especialidades relacionadas. Os deveres do inspetor de soldagem estão descritos na ISO 14731; no entanto, os requisitos para qualificação de soldador não são padronizados, portanto existem diferenças nos requisitos entre os vários esquemas. Alguns esquemas notáveis ​​estabelecidos pelos organismos de certificação de pessoal são os da American Welding Society, do Instituto Britânico de Ensaios Não Destrutivos (PCN), do The Welding Institute (CSWIP) e do Canadian Welding Bureau (CSA W178.2).

A American Welding Society oferece os seguintes programas:

Inspetor Associado Certificado de Soldagem

Inspetor de Soldagem Certificado

Inspetor de soldagem certificado sênior

Intérprete radiográfico certificado

QUALIFICAÇÃO DE SOLDADOR

Níveis de qualificação de soldador:

PCN Nível 1

Inspeção de solda PCN nível 2

Inspeção de solda PCN nível 3 com interpretação radiográfica

O Welding Institute (TWI) no Reino Unido oferece o seguinte esquema de certificação:

CSWIP 3.0 (Nível 1): Inspetor de Soldagem Visual

CSWIP 3.1 (Nível 2): ​​Inspetor de Soldagem

CSWIP 3.2 (Nível 3): Inspetor Sênior de Soldagem; com ou sem interpretação radiográfica (3.2.1 ou 3.2.2, respectivamente)

O Canadian Welding Bureau oferece os seguintes programas:

Inspetor de Soldagem Certificado Nível 1

Inspetor de Soldagem Certificado Nível 2

Inspetor de Soldagem Certificado Nível 3

Os esquemas BINDT / PCN e TWI / CSWIP são credenciados pelo UKAS sob a ISO / IEC 17024. Existem muitos outros esquemas gerais, bem como esquemas específicos de setor.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *