Categorias
Qualificação

QUALIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM PROGRESSO IMPORTANTE

Qualificação dos procedimentos de soldagem

Procedimentos de soldagem são as diretrizes usadas para realizar uma solda. Eles são projetados para fornecer um registro das variáveis ​​de soldagem usadas e os resultados da inspeção obtidos durante o teste de qualificação do procedimento.

Eles também podem fornecer as instruções para o soldador usar na produção, a fim de produzir soldas aceitáveis.

Geralmente, os procedimentos de soldagem são desenvolvidos de acordo com um código ou padrão de soldagem e, com poucas exceções *, exigem que amostras físicas de solda sejam produzidas, inspecionadas e testadas para estabelecer a qualificação.

Os procedimentos de soldagem geralmente são divididos em duas categorias, o Registro de Qualificação de Procedimentos de Soldagem (RQPS) e a Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS).

Registros de qualificação do procedimento são os valores documentados usados ​​durante o teste de soldagem real e todos os resultados de inspeção e teste obtidos das amostras de teste reais.

As especificações do procedimento de soldagem geralmente são instruções de trabalho documentadas que podem ser usadas pelo soldador para realizar operações de soldagem e são baseadas, mas não necessariamente, nos parâmetros utilizados para o Registro de qualificação do procedimento.

Consideraremos o Registro de Qualificação do Procedimento e a inspeção e teste realizados durante a sua qualificação.

O teste de qualificação de um procedimento de soldagem normalmente requer documentação para mostrar todas as variáveis ​​usadas durante o teste de soldagem e os resultados documentados da inspeção e teste.

As variáveis ​​a serem documentadas são tipicamente itens como: processo de soldagem usado, tamanho, tipo e classificação da liga de enchimento, tipo e espessura do material de base soldado, tipo e polaridade da corrente de soldagem, amperes e volts registrados.

Velocidade de deslocamento durante a soldagem, posição de soldagem, tipo e dimensões do projeto da junta, temperatura de pré-aquecimento, temperatura da passagem intermédia, detalhes do tratamento térmico pós-solda e outros.

QUALIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM

Registros

Além do registro de todas as variáveis ​​de soldagem utilizadas durante o teste, para qualificar um procedimento de soldagem, também devem ser registrados detalhes dos resultados da inspeção e do teste.

Esses registros devem mostrar que a inspeção e o teste provaram que as amostras de solda atenderam ou excederam o requisito padrão especificado. Os tipos típicos de inspeção e teste para cada amostra para a Qualificação do procedimento de soldagem são:

Inspeção e teste para soldas de filete (juntas em T) – Isso envolve inspeção visual da solda concluída, seguida de duas gravuras macro e um teste de quebra de solda de filete.

A amostra soldada é primeiro inspecionada quanto a descontinuidades visuais e, em seguida, seccionada, e duas pequenas amostras são removidas em locais predeterminados.

Essas pequenas amostras são polidas em toda a seção transversal e gravadas usando algum tipo de mistura ácida suave, dependendo do material de base utilizado.

A amostra soldada restante é usada como teste de ruptura de solda de filete e é quebrada contra a solda para revelar a estrutura interna da solda para inspeção.

Inspeção e teste para soldas ranhuradas (juntas de topo) – Isso envolve inspeção visual, seguida por dois testes de tração transversal, dois testes de dobra de raiz e dois testes de dobra de face.

(Esses testes são típicos, mas podem diferir dependendo da espessura do material, tipo e requisitos padrão. Testes diferentes e / ou adicionais, como dobras laterais, todos os testes de tração da solda, testes de impacto ou outros testes podem ser necessários.)

O cupom de solda concluído, após a inspeção visual, é dividido em seções pequenas predeterminadas. Cada seção é preparada, geralmente por usinagem, para dimensões específicas, conforme prescrito pela norma.

Cada amostra pequena é então testada mecanicamente para determinar suas características. Essas amostras são então inspecionadas para determinar sua aceitabilidade, de acordo com os critérios de aceitação especificados, conforme estabelecido pelo código ou norma aplicável.

Padrão

Normalmente, o padrão fornecerá o tamanho e a localização máximos de várias descontinuidades de solda e / ou, conforme relevante, valores como resistência à tração mínima ou propriedades de impacto mínimas desejadas.

Amostras que não apresentem descontinuidades que excedam esses limites especificados e que atendam ou excedam os valores mínimos especificados na norma serão aceitáveis ​​e o procedimento de soldagem será qualificado.

O procedimento de soldagem é uma parte importante do sistema geral de qualidade da soldagem, pois fornece evidências documentadas de que a inspeção e o teste foram realizados para garantir que a soldagem possa ser realizada para atender a um padrão reconhecido.

* Uma exceção à qualificação do procedimento de soldagem é o Código de soldagem estrutural D1.1 para aço, que, em algumas circunstâncias, permitirá o uso de procedimentos de soldagem pré-qualificados, no entanto, esses procedimentos ainda precisam ser documentados e atender a todos os requisitos relevantes. requisitos de código.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *