Categorias
Inspeção

INSPEÇÃO DIMENSIONAL: GARANTINDO SEU PADRÃO DE FABRICAÇÃO

Inspeção dimensional

Inspeção dimensional é o método de inspeção não destrutivo mais fácil que pode ser produzido em um processo de fabricação. O objetivo da inspeção dimensional é avaliar se a peça inteira está dentro das dimensões permitidas, de acordo com o padrão de fabricação.

Existem vários padrões com princípios de aceitação de diferentes dimensões, bem como descontinuidades que podem ser encontradas nas partes. Essas diferenças são encontradas porque cada composição recebe uma regra de montagem diferente. Assim, é comum a criação de um veículo com uma fonte operacional complexa ter mais obrigações técnicas do que a construção de uma plataforma, por exemplo.

A inspeção dimensional procura padronizar a fabricação dos componentes utilizados em uma máquina de acordo com as regras de fabricação e design. Além disso, destina-se a ajudar durante a soldagem a identificar possíveis falhas e descontinuidades intoleráveis, por exemplo:

  • Ausência de cortes exagerados ou mecanismos de reforço;
  • Problemas de mordida e crack;
  • Complicações na precisão dimensional das soldas e manutenção de toda a formação e soldagem de equipamentos, de acordo com as diretrizes de fabricação e montagem.

Anormalidades ou descontinuidades encontradas no equipamento devem ser identificadas e, se estiverem fora da tolerância informada na norma, um retrabalho adequado deve ser realizado. Portanto, é essencial produzir um relatório com as especificações de onde estão os defeitos. A opinião descritiva ajuda a avaliar se os erros são repetidos na mesma parte da máquina ou não. Assim, se um defeito recorrente na solda for descoberto, por exemplo, o processo de correção será mais simples e mais eficiente, pois a manutenção inicial será realizada na parametrização da soldagem.

O uso do serviço de controle dimensional é comum em exames não destrutivos aplicados à soldagem, pois também pode ser usado para examinar a superfície a ser soldada, em uma operação conhecida como exame bizel, que ocorre durante a execução do processo de fabricação e após a conclusão da soldagem do componente ou item. Assim, para a efetividade do serviço, alguns aspectos devem ser verificados:

  • A limpeza do local a ser examinado;
  • Organização e clareza, que podem ser com iluminação artificial ou natural;
  • O uso de acessórios como lentes, espelhos ou beroscópios para verificar locais com baixa visibilidade.

Destaca-se também que, com o uso de iluminação artificial, é necessário ajustar a intensidade adequada para evitar que ocorram reflexos na superfície da peça, principalmente em materiais luminosos, como aço inoxidável e alumínio.

POR QUE A INSPEÇÃO DIMENSIONAL É IMPORTANTE?

Em geral, quando a medição dimensional é necessária, os resultados deve estar precisos. Embora existam várias técnicas e inúmeras aplicações, existem quatro categorias principais de inspeção dimensional.

Inspeção do primeiro artigo. A implementação de um processo de fabricação requer extrema atenção aos detalhes, especialmente se o processo for novo ou se o equipamento foi especialmente projetado. A inspeção do primeiro artigo é feita para garantir que o equipamento foi instalado e calibrado corretamente e para verificar o processo de fabricação. A medição dimensional é usada para comparar os primeiros objetos da linha de fabricação com os modelos CAD 3D, desenhos de engenharia com tolerâncias e / ou outras especificações

Controle de qualidade. Quando os objetos que saem de uma linha de fabricação devem atender a certos padrões de qualidade, o instrumentos de medição é usado para confirmar que as dimensões estão dentro dos níveis de tolerância exigidos. Em alguns casos, quando os níveis de tolerância são mais rigorosos, cada objeto é medido automaticamente. Em outros casos, os lotes podem ser verificados no local quanto à qualidade.

Conformidade regulatória. Nas indústrias para as quais a conformidade regulatória é necessária, a medição dimensional garante que as especificações necessárias sejam atendidas. Órgãos reguladores, como o FDA ou FAA, geralmente têm requisitos em relação às dimensões de certos componentes.

Engenharia de alta precisão. Ao criar uma montagem maior a partir de peças menores, muitas vezes é necessária alta precisão. Se uma falha ou inconsistência menor puder afetar um processo inteiro, é fundamental garantir que essas imperfeições não existam.

Todo o objetivo da manufatura é criar um processo que seja repetível, escalável e confiável. Quando bem-sucedido, resulta em custos de produção mais baixos e preços mais baixos para o usuário final. No entanto, são necessárias medições precisas para que qualquer linha de fabricação seja bem-sucedida.

inspeção dimensional

A inspeção dimensional durante o processo de produção pode ajudar a evitar erros dispendiosos, como:

Lotes defeituosos. Uma linha de produção que cria produtos duplicados requer configuração e alinhamento precisos. Erros na linha de produção podem levar a lotes inteiros de produtos defeituosos, que podem ser bastante caros em tempo e custo para corrigir o erro de produção. A medição dimensional vale o investimento para evitar esses erros caros.

Peças defeituosas. O uso da inspeção dimensional como parte do processo de controle de qualidade para fabricação de alta precisão garante que cada peça atenda às especificações necessárias.

O controle de qualidade é essencial para a produção de produtos consistentes, mas a implementação da medição dimensional ainda mais cedo no processo pode ajudar a evitar erros de fabricação dispendiosos que podem levar a problemas.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.