Categorias
Inspeção

INSPEÇÃO DE SOLDA RAIO X: BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS

Inspeção de solda raio x

A inspeção de solda por raio x (RT) geralmente é adequado para testar juntas soldadas que podem ser acessadas de ambos os lados, com exceção das técnicas de imagem de sinal de parede dupla usadas em alguns tubos.

Embora este seja um método NDT lento e caro, é uma maneira confiável de detectar porosidade, inclusões, rachaduras e vazios no interior da solda.

RT faz uso de raios-X ou raios gama. Os raios X são produzidos por um tubo de raios X e os raios gama são produzidos por um isótopo radioativo. O princípio básico da inspeção radiográfica da solda é o mesmo da radiografia médica.

A quantidade de radiação penetrante é passada através de um objeto sólido (neste caso, uma solda em vez de parte do corpo humano) para o filme fotográfico, criando uma imagem da estrutura interna do objeto no filme.

A quantidade de energia absorvida pelo objeto depende de sua espessura e densidade. A energia não absorvida pelo objeto causa a exposição do filme radiográfico. Essas áreas ficarão escuras quando o filme for desenvolvido.

As áreas do filme expostas a menos energia permanecem mais claras. Portanto, as áreas do objeto em que a espessura foi alterada por descontinuidades, como porosidade ou rachaduras, aparecerão como contornos escuros no filme.

Inclusões de baixa densidade, como escória, aparecerão como áreas escuras no filme, enquanto inclusões de alta densidade, como tungstênio, aparecerão como áreas claras.

Todas as descontinuidades são detectadas visualizando a forma da solda e as variações na densidade do filme processado.

Esse registro permanente de filme com qualidade de solda é relativamente fácil de interpretar se o pessoal for treinado adequadamente.

Somente pessoal qualificado deve conduzir radiografia e interpretação radiográfica, porque as leituras falsas podem ser caras e podem interferir seriamente na produtividade, e porque os raios X invisíveis e a radiação gama podem ser perigosos.

inspeção de solda por raio x

Ao contrário de outras tecnologias, áreas difíceis como extremidades de tubos também podem ser inspecionadas com confiança usando raios-X.

Além disso, em certas regiões da solda, uma inspeção envolvendo raios-X é frequentemente estipulada por razões de segurança – por exemplo, no caso de seções de solda em espiral conjuntas.

Utilizando filme, intensificadores de imagem ou detectores digitais de tela plana – os sistemas de raio-X foram implantados com sucesso nos processos de garantia de qualidade durante a produção de tubos, tanto para amostras de solda de verificação no local quanto para inspeção completa.

A tecnologia de imagem de raios X tem a vantagem distinta de poder documentar bem a qualidade das conexões de solda durante a fabricação – por exemplo, através de gravações de vídeo da inspeção em uma imagem em movimento

Benefícios

A radiografia industrial permite o registro permanente do teste realizado, uma vez que no filme todas as evidências da inspeção permanecem objetivas e inquestionáveis ​​em relação a outros testes avaliados subjetivamente pelo inspetor.

O teste de gammagrafia pode ser realizado em campo, ou seja, em instalações abertas, como canos, gasolina, torres de processamento de álcool, tanques de armazenamento, altos-fornos, entre outros. Outra vantagem é o custo relativamente baixo.

Desvantagens

A radiação ionizante sensibilizadora de filme dos raios X e raios gama é altamente prejudicial aos seres humanos.

O julgamento requer cuidados especiais de proteção para trabalhadores, que são membros da equipe radiográfica e indivíduos do público, ou seja, aqueles nas proximidades do local do julgamento; Além disso, precauções especiais com relação ao meio ambiente devem ser fornecidas.

Além do aspecto de segurança, o trabalhador deve ser um especialista altamente qualificado, com perfeito conhecimento dos processos de fabricação e soldagem, para poder filmar um filme radiográfico.

Os testes são regulados por normas e para sua execução é necessária a autorização de organismos como defesa civil e prefeituras. Todo profissional de teste radiográfico deve ter uma qualificação fornecida por órgãos oficiais, atestando seu conhecimento técnico.

O equipamento usado na inspeção de solda por raio X deve ser calibrado com total precisão e atendido periodicamente. Isso garante que a análise do material esteja correta e não apresentará inconsistências futuras.

Procedimentos de teste específicos também devem ser seguidos, que seguem rigorosamente os critérios e padrões técnicos exigidos.

A inspeção de solda por raio X, ou radiografia industrial, é realizada usando fontes de radiação ionizante. A onda de radiação ionizante representa um alto grau de risco para a saúde humana.

Assim, é necessário implementar e manter um serviço de proteção radiológica para garantir a segurança de todos os envolvidos: funcionários e indivíduos do público.

Os técnicos envolvidos recebem treinamento constante e são certificados em proteção contra radiação pelo CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.