Categorias
Inspeção

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO ESTANQUEIDADE: EFICIÊNCIA CONTRA VAZAMENTOS

Teste de estanqueidade

Teste de estanqueidade é uma técnica de inspeção não destrutiva que permite não apenas localizar o vazamento de um fluido, seja líquido ou gasoso, mas também medir a quantidade de vazamento de material, tanto em sistemas que operam com pressão positiva ou que trabalham a vácuo

Vazamentos podem ocorrer em várias instâncias, como juntas soldadas, soldadas, coladas, válvulas, vedações, conexões, entre outros.

Segurança e prevenção

Para ter mais segurança, é extremamente essencial realizar o teste de vazamento em tubulações de gás e ainda estar ciente da validade do equipamento e das indicações que têm a chance de indicar quando algo está errado.

A maioria das pessoas tem a tendência de criar a crença de que o teste de impermeabilização do encanamento não precisa ser realizado em casa ou no trabalho, pois o odor do gás não é percebido, mas a grande quantidade de tragédias, nesse sentido, ocorre em vazamentos que não são notados dentro do tempo de possibilidade de correção

Por outro lado, o ensaio de estanqueidade verifica o vazamento de gás em tubulações. É uma forma de evitar que acidentes ocorram e que o elemento, também, se perca durante o processo. Em alguns modelos, por exemplo, nem é detectado cheiro forte de gás e o teste já apontou problemas no encanamento. Assim, sérios acidentes podem ser evitados.

 Outro fator que dificulta a descoberta de problemas é que a maioria dos tubos é montada incorretamente e passa por dentro de paredes de gesso e outros locais que contêm confinamento. Portanto, no contato do ar com a iluminação habitual de um fogão ou luz, é possível que ocorra uma explosão, causando um acidente grave.

 ESTANQUEIDADE

Como Funciona

Assim, para evitar esse terrível cenário de disseminação de gás, observe na lista como o teste de estanqueidade é realizado em fases pelos bombeiros e trabalhadores que entendem a área:

No pipeline avaliado, o enchimento é feito por pressurização;

Uma inspeção completa é realizada nas partes de conexão dos dutos;

Os técnicos responsáveis ​​pela realização do teste de vazamento devem aguardar o posicionamento do gás ou líquido analisado no tubo de verificação;

Finalmente, será examinado se a pressão permaneceu ininterrupta ou se ocorreu uma deterioração ocasional dentro do período, razão pela qual é capaz de indicar que o gás é espalhado para fora de um tubo.

A inspeção é válida por um período máximo de 12 meses, mas cuidados periódicos devem ser tomados em locais que trabalhem com elementos mais perigosos e inflamáveis. A questão do risco e uso são pontos responsáveis por mudar esse período.

O teste de estanqueidade visa avaliar se todas as tubulações têm acesso desobstruído e sinalizado, se as válvulas estão em operação e se os tubos e conexões não apresentam vazamentos. É um risco de vida desnecessário que nenhuma empresa deve assumir.

Durante o teste de vazamento, até o menor vazamento pode ser facilmente detectado, possibilitando a tomada de medidas preventivas apropriadas antes que o problema se torne maior e mais difícil de controlar.

É por esse motivo que todo tubo e tanque enterrado deve ser submetido a manutenção preventiva periodicamente, na qual o teste de vazamento será realizado. Para que o procedimento seja realizado com a máxima segurança e eficiência, ele deve ser manuseado exclusivamente por profissionais treinados e, portanto, é necessário que o cliente contrate uma empresa que presta esse serviço para realizar o teste de estanqueidade.

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!


O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.