Ensaio por líquido penetrante (LP)

Empresa de ensaio de líquido penetrante

Empresa de ensaio de líquido penetrante

Uma empresa de ensaio por líquido penetrante é fundamental para realização de um dos melhores métodos de teste para detectar as descontinuidades superficiais de um material abertos na superfície, como: cerâmicas, metais ferrosos e não ferrosos, ligas metálicas, alumínio, vidros, materiais organo-sintéticos ou certos tipos de plásticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes ou ensaio que realiza funções semelhantes é o ensaio de partículas magnéticas (PM).

Histórico do Ensaio

Na época em que o ensaio de líquido penetrante surgiu ele se chamava método do óleo e giz, era no começo da era industrial, não se tinha conhecimento do comportamento das descontinuidades existentes nas peças. E quando as peças eram colocadas em uso de tração, compressão, flexão e esforços cíclicos, acabavam se rompendo.

O método de líquidos penetrantes começou a ser muito utilizado da mesma forma como ele é utilizado hoje na década de 40 nos Estados Unidos, e era destinado ao método de inspeção de componentes da área aeronáutica. Atualmente, ele é utilizado em praticamente todas as indústrias de base.

O ensaio não destrutivo por líquidos penetrantes funciona com a aplicação do material liquido na abertura da descontinuidade do material que após o operador retirar o excesso de líquido superficial, faz com que ele seja retido na descontinuidade e saia por meio de um revelador que deixa a imagem da descontinuidade desenhada sobre a superfície da peça.

Dessa maneira, tem a capacidade de detectar descontinuidades em aparelhos de conexão por solda, como por exemplo gota fria, trinca de tensão, causadas por métodos de revenimento. E ainda descontinuidades provocadas, no decorrer do momento da produção de um produto ou de medidas usadas na configuração de objetos com dupla laminações, trincas e porosidade, todos esses componentes são bem recomendados para serem verificados com o ensaio por líquido penetrante.

A simplicidade, facilidade na aplicação e interpretação é o que faz os ensaios não destrutivos líquidos penetrantes ser um dos métodos mais utilizados no mercado atualmente. Pois basicamente se forma um desenho na superfície do material testado mostrando a descontinuidade. É um método de grande facilidade na avaliação nos resultados e o tempo em que as etapas ocorrem é curto.

No ensaio não destrutivo líquido penetrante o cliente não precisa se preocupar com o tamanho do material a ser colocado em teste, pois com este método não há limitação de tamanho das peças, nem de forma e também nem de tipo do material. Este método do ensaio não destrutivo líquido penetrante pode ser aplicado em materiais magnéticos, como o alumínio, magnésio, aço inox e em materiais não magnéticos.

Como o Liquido Penetrante (LP) Funciona?

Como o nome indica, o teste de penetrante líquido envolve um líquido penetrante colorido aplicado à superfície do material que está sendo testado. O líquido é atraído para áreas defeituosas na superfície do material por meio de ação capilar e depois retirado para se revelar à detecção usando luzes UV ou outros métodos, dependendo do tipo de corante penetrante e corante utilizado.

Limitações do Ensaio

O ensaio só detecta descontinuidades abertas e superficiais, já que o líquido penetrante tem de penetrar na descontinuidade. Por esta razão, a descontinuidade não pode estar preenchida com qualquer material estranho.

A superfície do material a ser examinada não pode ser porosa o u absorvente, já que não conseguiríamos remover totalmente o excesso de penetrante, e isso iria mascarar os resultados. O ensaio pode se tornar inviável em peças de geometria complicada, que necessitam de absoluta limpeza após o ensaio, como é o caso de peças para a indústria alimentícia, farmacêutica ou hospitalar.

Características

O liquido penetrante deve:

  1. ter capacidade de penetrar em pequenas aberturas;
  2. ser capaz de manter-se em aberturas relativamente grandes;
  3. ser removível da superfície onde está aplicado;
  4. ter capacidade de espalhar-se em um filme fino sobre a superfície de ensaio;
  5. apresentar grande brilho;ser estável quando estocado ou em uso;
  6. ter baixo custo;
  7. deve mantar cor ou a fluorescência quando exposto ao calor, luz branca ou luz negra;
  8. não deve reagir com o material em ensaio, e nem com a sua embalagem;
  9. ser ininflamável;
  10. não deve ser tóxico;
  11. deve evitar a evaporação ou secagem rapidamente;
  12. em contato com o revelador, deve sair em pouco tempo da cavidade onde tiver penetrado

Tipos de Líquido Penetrante

Os líquidos penetrantes são classificados quanto à visibilidade e quanto ao tipo de remoção de excesso.

Quanto à visibilidade podem ser: Fluorescentes (método A) Constituídos por substâncias naturalmente fluorescentes, são ativados e processados para apresentarem alta fluorescência quando excitados por raios ultravioleta (luz negra).

Visíveis coloridos (método B) Esse penetrante é feito geralmente na cor vermelha, para que a s indicações produzam um bom contraste com o fundo branco do revelador

Indicações de Descontinuidades

A avaliação dos resultados é feita a partir de indicações de descontinuidades, observadas por meio da mancha criada no revelador; essa mancha fornece as indicações que deverão ser analisadas à luz do critério de aceitação aplicável. As indicações podem ser classificadas em falsas, não relevantes, verdadeiras e de fabricação.

Registro de Resultados

Ensaios de peças críticas devem ter os dados e o resultado do teste registrados em relatório, a fim de possibilitar rastreamento, quando necessário. Esse registro deve ser executado durante o ensaio ou imediatamente após sua conclusão.

O relatório deve conter, em geral, a descrição da peça, com desenho, posição, etc., e estágio de fabricação; além das variáveis do teste, tais como marca dos produtos, temperatura de aplicação, tempo de penetração e avaliação; resultados do ensaio; laudo; assinatura do inspetor responsável.

Avaliação dos Resultados

Após completada a inspeção, faz-se uma avaliação dos resultados; essa avaliação aponta algumas deficiências de técnicas de ensaio, como: preparação inicial inadequada da peça; limpeza inicial inadequada; cobertura incompleta da peça com penetrante; remoção inadequada de excesso, causando mascaramento dos resultados; escorrimento do revelador; camada não uniforme do revelador; revelador não devidamente

agitado; cobertura incompleta de revelador. O inspetor experiente deve avaliar seu trabalhofase por fase, detectar as deficiências e corrigi-las.

A deficiência mais comum consiste na remoção incompleta do excesso, especialmente em ensaio manual. Esta é uma fase que deve ser executada com o devido cuidado, especialmente quando se trata de superfície bruta, como no caso de soldas.

O serviço de ensaio não destrutivo líquido penetrante é extremamente preciso e eficiente na detecção de falhas, representando, assim, um serviço que permite as empresas corrigir as descontinuidades e aumentar a qualidade tanto de seus produtos produzidos quanto de seus equipamentos.

Ϙ INSPESOLDA – Ensaio de líquido penetrante.

Empresa de ensaio de líquido penetrante

1.1 ensaios não destrutivos líquido penetrante

Devido à seriedade de ser feito um trabalho de ensaio por líquido penetrante com qualidade e eficácia, a INSPESOLDA construiu uma equipe de profissionais capacitados e experientes para analisar, verificar e executar todas as atividades pertinentes a ensaios não destrutivos para inspeção de equipamentos.

A nossa Empresa de líquido penetrante conta com uma equipe comprometida com a missão e os valores da INSPESOLDA proporcionando assim uma sinergia em todos os processos a empresa.

Além disso, a busca pela excelência da nossa empresa de ensaio de líquido penetrante proporcionou a INSPESOLDA ser uma empresa capaz de oferecer o melhor custo-benefício para sua carteira diversificada de clientes.

Conheça os Benefícios do Serviço de Ensaio Não Destrutivo Líquido Penetrante

Pelo método não destrutivo líquido penetrante é possível identificar com rapidez e eficiência falhas como dobras, poros, trincas, entre outras falhas principalmente localizadas na superfície do material. Esse tipo de ensaio é realizado em peças menos brutas e não porosas.

Veja abaixo, algumas das principais vantagens de investir em um serviço de ensaio não destrutivo líquido penetrante:

Rapidez: esse tipo de ensaio é feito de maneira rápida e apresenta resultados precisos em variados materiais em curto espaço de tempo;

Pode ser realizado em diversos tipos de materiais: o ensaio não destrutivo líquido penetrante pode ser aplicado em peças magnéticas e não magnéticas, tais como aço inox, alumínio, ligas de titânio, zircônio, magnésio, plásticos, entre outros.

Alta precisão: esse tipo de serviço consegue detectar trincas muito difíceis de serem identificadas como por exemplo, trincas de 0,001mm.

Você está precisando de uma empresa de ensaio de líquido penetrante?

Se você tem interesse em uma empresa de ensaio de líquido penetrante ou precisa de orçamento para um determinado projeto, estamos aqui para ajudar.

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Contato INSPESOLDA

R. da Estação, 441 – Centro, Osasco, SP – Brasil – CEP: 06093-080

Telefone: (11) ​2626 1064 / (11) 4237 6393

WhatsApp: (11) 99198-2190

E-mail contato@inspesolda.com

NOME

E-MAIL

TELEFONE DE CONTATO

TIPO DE SERVIÇO

MENSAGEM

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.