Categorias
Qualificação

CERTIFICAÇÃO DE EPS E RQPS É IMPORTANTE ?

EPS e RQPS

Certificação de EPS e RQPS, A solda pode ser definida como uma união de peças, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, pela ação do calor ou da pressão, ou mesmo de ambas. O metal adicional pode ou não ser usado para efetivamente realizar a união.

A soldagem requer habilidade, conhecimento dos materiais utilizados no processo e o procedimento para realizar essa soldagem, entre inúmeros outros fatores que devem ser avaliados.

Devido ao grande número de variáveis ​​envolvidas, todo o processo de soldagem, incluindo procedimento, material de base, consumíveis e a habilidade do soldador, precisa ser validado por uma série de testes para cada situação de soldagem.

Essas validações são inseridas nos documentos principais chamados:

Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS), Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS), Registro de Qualificação de Soldador (RQS) e são parte integrante do processo de Qualificação de Soldagem e devem ser arquivadas juntamente com os Relatórios de Teste realizada.

Para várias aplicações, os padrões relevantes exigem que, antes da soldagem de produção, os procedimentos que serão adotados para sua execução sejam especificados e testados (qualificados).

Esse processo tem como objetivo avaliar o procedimento proposto, verificando se as soldas atendem aos requisitos estabelecidos pela norma ou estabelecidos no contrato.

Além disso, permite padronizar e manter um registro das condições de soldagem especificadas para controle do processo e eventual determinação das causas de falha.

A especificação do procedimento de soldagem (EPS) é um documento que descreve como uma solda deve ser feita na produção.

Este documento indica parâmetros aceitáveis ​​para várias variáveis ​​de processo que devem ser adotadas pelo soldador ou pelo operador de soldagem durante a fabricação de uma determinada junta soldada.

Em geral, os códigos separam as diferentes variáveis ​​de processo em variáveis ​​de qualificação (ou essenciais), cuja mudança além dos limites determinados pela norma implica na necessidade de uma nova qualificação do procedimento e em variáveis ​​”não essenciais” que podem ser alteradas sem a necessidade de uma nova qualificação.

CERTIFICAÇÃO DE EPS E RQPS

Variáveis ​​de procedimento que podem fazer parte de um EPS

Na soldagem, as variáveis ​​de procedimento que podem fazer parte de um EPS incluem, por exemplo, a composição química, classe e espessura do (s) metal (s) base (s), processo (s) de soldagem.

Tipos de consumíveis e suas características, design da junta, posição de soldagem, temperatura de pré-aquecimento e entre passes, corrente, tensão e velocidade de soldagem, entrada térmica, número aproximado de passes e características do tratamento térmico após a soldagem (quando usado).

a certificação de EPS e RQPS em um procedimento de soldagem deve ser qualificado de acordo com os requisitos de uma norma de projeto, por exemplo, Seção IX do Código ASME. Abaixo está um resumo do processo:

Produza uma especificação de procedimento de soldagem preliminar (EPS).

Solda uma amostra, de acordo com os requisitos de sua especificação técnica de produção. O ato de soldar deve ser acompanhado de uma inspeção visual e testemunhado por um inspetor de solda certificado por um organismo de inspeção autorizado.

Os detalhes dos parâmetros devem ser registrados em um monitoramento de soldagem, como tensão e corrente de soldagem, velocidade de soldagem, pré-aquecimento etc., que farão parte do EPS revisado.

Os testes comumente usados na qualificação de soldagem incluem, por exemplo, inspeção visual da junta, teste de tração, flexão, macrografia, radiografia e testes práticos de fratura. Os resultados dos testes de qualificação são registrados em um documento chamado Registro de Qualificação para Soldadores (RQS).

ENCONTRE ARTIGOS

CONHEÇA O GLOSSÁRIO DA SOLDAGEM

CATEGORIAS DE ARTIGOS

ARTIGOS TOP 5

1- Inspetor de Solda: O Guia Absolutamente Completo!

2 – Símbolos Básicos de Soldagem

3 – Tipos de Inspeção de Soldagem: Tudo que Você Precisa Saber

4 – A Verdade Sobre Qualificação de Soldadores AWS D1.1

5 – NR-18 Progresso Importante na Segurança Preventiva

ARTIGOS RECENTES

CONTATO INSPESOLDA

Atuamos desde a análise de projeto a entrega do produto acabado. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *